Mito ou Verdade?

Por Eliana Maciel de Góes – Médica Veterinária CRMV 4.534

“ Não importa se o brinquedo é azul, roxo ou amarelo, pois os cães enxergam tudo à volta

deles apenas em preto e branco”.

MENTIRA!

É um mito e dos mais populares. Mas basta investigar a visão dessa espécie para jogar tal crença por terra, uma vez que a anatomia dos olhos dos cães é muito semelhante à dos humanos. Existem algumas diferenças sutis em relação à espessura e ao formato da córnea e da pupila, mas isso apenas significa que possuem capacidade visual menor e mais limitada do que a dos humanos. Além disso, a retina dos cães, assim como a humana, está equipada com cones, que são as células treinadas para identificar as cores, sendo que os cães possuem uma quantidade menor e menos variada de cones, o que restringe um pouco essa habilidade. Dessa maneira, pode-se dizer que os cães conseguem, sim, enxergar o mundo à sua volta mais ou menos como ele é percebido por nós, ou seja, colorido e em diversas tonalidades.

– “ Cães não conseguem enxergar a cor verde”.

 

VERDADE!

Enquanto os humanos têm cones especializados em enxergar o verde, o vermelho e o azul, há apenas duas possibilidades para o olho canino: ele seria sensível aos tons de azul e  vermelho ou ao azul e  amarelo. Os cientistas ainda não entraram em consenso quanto a isso, mas concordam em um ponto: cães não enxergam o verde.

– “ Os cães e gatos tem uma espécie de “lanterna natural” nos olhos”.

 

VERDADE!

Os olhos de cães e gatos possuem uma membrana chamada Tapetum lucidum. Quando a luz bate nela, o globo ocular reflete e parece brilhar no escuro.

– “ Os pets enxergam melhor à noite”.

 

VERDADE!

Há mais bastonetes nas córneas felina e canina do que na humana. Isso permite que os pets  vejam bem à noite.

– “ Os cães enxergam “mais colorido” em relação aos gatos”.

 

MENTIRA!

Os bichanos possuem  três tipos de cones nos olhos, por isso captam mais cores do que os cachorros.

– “ No mundo pet, em relação á visão, os coelhos levam vantagem quando comparados aos

cães e gatos”.

 

VERDADE!

Os coelhos têm uma visão periférica que cobre 360 graus. Essa característica explica por que eles são tão rápidos para escapar do ataque de outros animais.

Compartilhe

Comente

Leia também