Ferramenta de busca inteligente promove mudanças no setor jurídico brasileiro

Os problemas decorrentes da morosidade do sistema judiciário brasileiro, diariamente exposto como um entrave ao setor podem estar com os dias contados.  Uma plataforma tecnológica que, de maneira simples e eficiente, pesquisa temas da área jurídica, já está sendo utilizada em inúmeros escritórios de advocacia do país.

A ferramenta facilita consultas à jurisprudência, doutrina, súmulas, notícias e legislação

Essa é proposta da plataforma da Editora Revista dos Tribunais (www.rtonline.com.br), que facilita consulta à jurisprudência, doutrina, súmulas, notícias e legislação. “A pesquisa subsidia a estruturação de uma defesa ao mostrar, em casos similares, quais leis foram citadas, qual a argumentação usada pelos advogados e as decisões e os motivação dos juízes. Isso ajuda embasar uma defesa de tese estruturada de forma rápida e eficaz”, destaca Antônio Belinelo, Diretor Presidente da Editora Revista dos Tribunais.

A plataforma, lançada recentemente no Brasil, combina a tecnologia Thomson Reuters, principal produto de pesquisa legal nos Estados Unidos com o tradicional conteúdo da Editora Revista dos Tribunais. A editora Revista dos Tribunais, com o objetivo de aprimorar o serviço, associou todo seu conteúdo primoroso dos periódicos publicados, à plataforma desenvolvida pela Thomson Reuters para o mercado brasileiro. “Uma pesquisa bem estruturada, ou seja, a elaboração de uma tese bem definida demonstra que o operador é um profissional criterioso. O sistema permite que isso ocorra na prática”, diz Belinelo.

“São mais de 100 profissionais que trabalham, diariamente, atualizando a plataforma com decisões que podem mudar o curso de um processo. Em termos de pesquisa e modernidade, sem sombra de dúvida, faz uma grande diferença no trabalho de elaboração de uma tese”, ressalta Belinelo.

Trata-se de um serviço pioneiro de alta tecnologia no Brasil que oferece uma análise com valor agregado, apresenta resultados de acordo relevância de assuntos jurídicos e autores, além de organizar resultados de interesse do próprio usuário, num sistema de indexação inteligente, o índice Tesauro. “Podemos afirmar que isso muda, em termos de ganho real de tempo e precisão, um paradigma na área jurídica. De forma prática, o setor jurídico dá um salto em produtividade”, explica Belinelo.

O conteúdo de qualidade dos periódicos possui qualidade reconhecida pela CAPES, inter-relacionado editorialmente por uma equipe de advogados especializados com pós-graduação. Importantes juristas brasileiros também já aderiram à ferramenta, que foi desenvolvida de acordo com as necessidades dos clientes. Entre eles, os doutores Édis Milaré, René Ariel Dotti, Luiz Rodrigues Wambier e  Luiz Guilherme Marinoni.  Dr. Belinelo ainda pontua que: “Em doutrina é até possível contornar o problema, consultando apenas livros, mas para as leis e, principalmente jurisprudência, a tecnologia é indispensável e intrinsecamente ligada à evolução do direito”, finaliza.

Compartilhe

Comente

Leia também