Empresários tiram dúvidas sobre Via Rápida Empresa

A Prefeitura de Ribeirão Pires realizou recentemente uma reunião com empresas de contabilidade que atendem empreendimentos do Município e integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da cidade para esclarecer dúvidas sobre a utilização do Via Rápida Empresa. Desde o início de junho, a Prefeitura integra o Módulo Estadual de Licenciamento. Durante o encontro, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou o novo programa.

Em reunião com contadores da cidade, Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta módulo Estadual de Licenciamento

Em reunião com contadores da cidade, Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta módulo Estadual de Licenciamento

Com o sistema, os processos de abertura ou alteração de empresas foram facilitados. Nos meses de junho e julho, 350 empresas iniciaram processo no Via Rápida Empresa, das quais 70% tiveram a documentação aprovada pela viabilidade. Do total, 105 empresas tiveram o processo indeferido. O maior motivo de indeferimento é o preenchimento incorreto de informações solicitadas pelo sistema. Um dos erros mais frequentes é o preenchimento incorreto da área do imóvel.

O município foi o 45º a aderir ao programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Por meio de acesso ao site do Via Rápida Empresa (www.jucesp.sp.gov.br/vre/) o empresário realiza a abertura e legalização de seu empreendimento. O programa oferece serviços de consulta prévia para viabilidade de localização, registro empresarial, licenciamento de atividades e inscrições tributárias, grande parte no ambiente online, sem o comparecimento aos órgãos públicos responsáveis.

Como funciona – O sistema utiliza certificação digital para o envio da documentação da empresa e reduz o número de procedimentos para abertura e licenciamento da empresa. A primeira etapa é a emissão de Informação de Viabilidade pela Prefeitura, que verifica se determinado tipo de atividade é permitido para a área onde se pretende implantar o empreendimento. Com a confirmação da viabilidade, o sistema é liberado para a próxima fase do processo, que é a constituição de CNPJ, Nire e Contrato Social, etapa feita na Jucesp. Esta é a única fase presencial no processo.

Em seguida Jucesp libera o sistema e, com deferimentos, Prefeitura e Corpo de Bombeiros emitem documentação única que permite o início das atividades – Alvará de Funcionamento, da Vigilância Sanitária, Licença Ambiental e Alvará do Corpo de Bombeiros. O prazo para a emissão deste documento, que é o Certificado de Licenciamento Integrado (CIL), varia entre 5 a 10 dias. Ao término deste processo, a empresa é inserida automaticamente no sistema de tributação municipal.

“Além de reduzir os prazos para a emissão dos documentos, o Via Rápida Empresa simplifica o processo de abertura de uma empresa. Essa praticidade é importante para que empreendedores tenham respaldo e atendimento com excelência para trazer novos investimentos para nossa cidade, atendendo às metas estipuladas pelo prefeito de gerar emprego e ampliar a renda à população”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Silotti.

Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3468-3050.

Avaliação

A reportagem do Mais Notícias entrou em contato com alguns escritórios de contabilidade para saber, na prática, qual a avaliação deles do sistema Via Rápido, após a reunião. “O Via Rápido está bom, claro que é preciso dar tempo para todos se acostumar com o sistema, mas não tenho o que reclamar dele”, diz Teto do escritório de contabilidade Conteto.

O contador Duvaldo Costa do escritório Conta concorda com Teto, “o serviço é rápido, de fácil acesso e não tem muitos problemas. Agora é só o tempo e o uso que vai aperfeiçoar a ferramenta”, afirma.

Celso Gonçalves do escritório HCG elogia a prefeitura: “sempre que precisamos ou temos alguma necessidade ou dúvida o pessoal da Secretária de Desenvolvimento Econômico da Estância sempre está disposto”.

Compartilhe

Comente

Leia também