Cooperpires é exemplo de trabalho responsável de reciclagem

Não é só de catástrofes e ocorrências que vive uma cidade, assim como não é só de reclamação que vive uma Prefeitura. Uma ação iniciada há seis anos mostra que a administração de Ribeirão Pires merece elogios. Trata-se de uma intensa campanha de conscientização para coleta e reciclagem de lixo que vem mostrando resultados positivos ao longo dos anos, sendo inclusive reconhecida e premiada por uma entidade que classifica a seriedade dos trabalhos voltados para a área ambiental.

A principio, a cooperativa trabalhava com 15 toneladas de material por mês

A Cooperpires, a grande benfeitora do programa, é uma cooperativa que trabalha junto com a Prefeitura, por meio da SEVEMASA (Secretaria de Verde, Meio Ambiente e Saneamento Básico), para realizar a coleta de materiais reciclados em vários bairros da cidade e dar o devido destino a eles.

Joana Darc Pereira Costa, vice-presidente da cooperativa, afirma que a população tem colaborado muito com o programa, e que a única dificuldade é a falta de espaço para armazenar as 40 toneladas de material reciclado que o grupo produz mensalmente. “Os moradores que foram devidamente informados colaboram bem. Hoje, infelizmente, nosso espaço ficou pequeno e o galpão onde trabalhamos não comporta mais reciclagem”, comenta Joana.

FUNASA liberou R$ 199 mil para comprar novos equipamentos

Para solucionar esse problema, um novo galpão deve ser construído no local onde a Cooperpires já está instalada (Parque Aliança), ou em Ouro Fino. Com isso, espera-se que o programa seja estendido para outros bairros. “Pela SEVEMASA, já teríamos ampliado o programa de coleta, mas não temos espaço”, reconhece a vice-presidente do órgão. Joana aponta que a Prefeitura tem feito todo esforço para que a campanha seja expandida. “A Prefeitura está cumprindo bem sua função, a divulgação do programa é muito bem feita. Temos feito uma boa parceria e estamos prestando ao município um serviço juntos”.

Segundo a Prefeitura, “os munícipes hoje já têm maior consciência do que no início do projeto, mas ainda precisam de mais incentivo e conhecimento do projeto para se engajarem de vez no mesmo. A Prefeitura já organiza novos projetos para conscientizar a população”. A coleta seletiva será estendida para um maior numero de bairros assim que o novo galpão da Cooperativa ficar pronto.

A FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), órgão executivo do Ministério da Saúde, é a responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento. Através de apoio técnico e/ou financeiro, colabora com o controle e redução da mortalidade infantil e da incidência de doenças de veiculação hídrica ou causadas pela falta de saneamento básico e ambiental. Para isso, a entidade cadastra empresas dedicadas em ações que promovam ideias de saneamento e reciclagem. A Cooperpires foi inscrita em um programa da FUNASA e, devido ao serviço que presta, foi premiada com uma bonificação de R$ 199 mil. Este dinheiro será usado para compra de uma nova trituradora, uma empilhadeira e um caminhão.
Seguindo a sugestão de uma leitora do Mais Notícias, dona Conceição, que nos enviou um e-mail elogiando o trabalho de reciclagem realizado no município, sugerindo a matéria e solicitando informações sobre os dias em que o pessoal da coleta passa nos bairros,  informamos abaixo mais detalhes para que ao moradores de tais localidades possam colaborar mais ativamente do programa. Segue a escala:

Dias da semana Bairros
Segunda-Feira Santa Luzia
Terça-Feira Vila Suíça
Quarta-Feira Região Central (Jardim Pastoril e Vila Aparecida)
Quinta-Feira Jardim Alvorada e Itacolomy
Sexta-Feira Centro, em especial nos comércios e condomínios cadastrados

 

Não há um horário certo para a equipe passar pelas residências. Segundo informações da Cooperpires, os coletores começam a trabalhar a partir das 8h da manhã. Por isso, é importante que o morador deixe seu material preparado no dia anterior.

Conceição elogia o trabalho: “Achei a iniciativa excelente, só que a população não anda colaborando, misturam os lixos que não são recicláveis com os que são. Aproveito para parabenizar a Prefeitura por essa iniciativa”.

A cooperação dos munícipes é importante, pois facilita o trabalho de reciclagem. É importante que o cidadão saiba que o material separado deve ser entregue para os cooperados já limpo. Além disso, a cooperativa informa que não trabalha com madeira, isopor ou restos de móveis e que esse material deve ser recolhido pela Prefeitura. Materiais eletrônicos (televisores, computadores, etc.), são vendidos para outra empresa.

Compartilhe

Comente

Leia também