Coleta seletiva na cidade funciona em quatro segmentos

A coleta seletiva em Ribeirão Pires é realizada em três segmentos. O primeiro deles é o porta a porta feito com o caminhão (que acontece em bairros fixos da cidade). O segundo é o porta a porta através de agendamento (que ocorre nos bairros onde a coleta ainda não é fixa). O terceiro são os pontos de entrega voluntária, que estão espalhados pela cidade. O último e quarto, é a chamada coleta de lixo eletrônico (que acontece em um trailer localizado na Vila do Doce).

Oito estações fixas de coleta seletiva estão espalhadas pela cidade

O trailer da Coleta de Lixo eletrônico funciona das 9h às 16h, fica na Vila do Doce de segunda a sexta. A exceção acontece nas quartas-feiras, dia que o trailer funciona como itinerante nos bairros, cada semana um. Neste mês, por exemplo, no dia 29, ficará no Jardim Serrano/São Caetaninho (Avenida dos Manacás).

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, hoje existem oito estações fixas de coleta em sete pontos da cidade. Elas ficam, uma na Av Francisco Monteiro, duas entre a Av. Brasil e Av. Capitão José Gallo. Uma na Av Miguel Prisco e outra na Rua Papa João XXIII. Além de Ouro Fino, Santa Luzia e Vila Aurora, com uma estação em cada região.

A Secretária também informou que a ampliação da coleta seletiva acontece de forma gradativa. Atualmente, a Cooperpires (Cooperativa de Material Reciclável de Ribeirão Pires) utiliza um novo galpão com 560m², equipado de forma moderna com o sistema de esteira rolante.

Por conta de o material reciclado ir todo para o galpão, é ideal que além de separado ele seja higienizado. Para assim evitar mau cheiro, acumulo de roedores e insetos, e proporcionar melhores condições de trabalho aos cooperados, esclarece a prefeitura.

O agendamento nos bairros onde a coleta ainda não é realizada periodicamente, pode ser feito pelos munícipes. É só entrar em contato com a Sephama –
Secretaria de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento
Básico, pelo telefone 4828-9100.

Compartilhe

Comente

Leia também