Árvore: sinônimo de vida

Ipês embelezam a cidade

No último sábado, dia 21, foi comemorado o Dia da Árvore. Essa data ficou conhecida em razão do início da Primavera que começa no dia 22 de setembro. Mas antes da escolha dessa data acontecia no país, na última semana de março, a Festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco para homenagear as plantas que após o inverno voltam a ter vida com suas cores vibrantes por meio da lei 55.795 do dia 24 de fevereiro de 1965.

As árvores são importantes para a vida do homem, por isso há muitos motivos para plantá-las. Uma árvore adulta pode absorver 20 litros de água do solo por dia. Junto com toda essa água absorvida, pelas raízes, vêm muitos nutrientes de matérias orgânicas são transformados através da fotossíntese, gerando alimentos para toda a planta.

Uma árvore pode transpirar por suas folhas até60 litrosde água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar e, quando se acumulam em nuvens, caem na forma de chuva. Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar e ainda equilibram o clima.

No Brasil, quase todos os estados apresentam uma árvore como símbolo da região. Muitas pessoas pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o Pau-Brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo que também é uma árvore que simboliza nossa cidade.

Em 1948, na Rua Olímpia Cata Preta, em Ribeirão Pires foi plantado um pé de ipê que na primavera deixa a rua alegre trazendo munícipes de todas as partes para tirar foto da linda árvore que se tornou, nesses 65 anos, um ponto turístico espontâneo.

Além dessa árvore podemos ver por toda a cidade inúmeros ipês de todas as cores pelas principais avenidas da cidade e em algumas casas deixando a cidade ainda mais bela na época mais colorida do ano. E você, já plantou sua árvore? Se não, aproveite a primavera para embelezar ainda mais sua vida e a cidade.

Compartilhe