A visão mórmon do Natal

O presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Ribeirão Pires, José Maria de Paula, concedeu entrevista ao jornal Mais Notícias para mostrar a visão da comunidade mórmon com relação à comemoração do Natal. “Essa data é tradicional e festiva, muito mais que um simples feriado”, diz o presidente, ressaltando que as pessoas devem usar essa época para praticar a solidariedade.

“Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”, cita o presidente José Maria de Paula

Mais Notícias – Como a sua religião vê o Natal?

José Maria – Nós vemos o Natal como uma época festiva, mas, para nós, celebramos muito mais que um simples feriado. Celebramos o nascimento daquele que mudou o mundo, nosso Salvador Jesus Cristo. Por meio de uma série de atividades, procuramos resgatar esse espírito tão doce criado naquela noite em que o anjo declarou: “Não temais, porque eis que aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo; Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11).

Mais Notícias – O senhor concorda que essa data, embora festiva, se tornou muito comercial?

José Maria – No mundo capitalista em que vivemos é praticamente impossível que a data não tivesse se tornado comercial. Mesmo assim, podemos aproveitar essa situação para praticar a solidariedade, pois, nessa época, muitas pessoas estão com o coração mais aberto (e o bolso também), possibilitando um Natal especial para crianças carentes que anseiam por um presente.

Mais Notícias – A igreja que o senhor preside costuma festejar o Natal?

José Maria – Nós nos reunimos com nossas famílias em um evento chamado “Noite Familiar”, onde cantamos alguns hinos, debatemos trechos das Sagradas Escrituras e mantemos uma boa conversa familiar. Ainda há os que gostam de encenar a Natividade, sem falar que, para nós, a ceia é uma tradição que não pode faltar.

Mais Notícias – Em sua opinião, se Jesus voltar mesmo a Terra, como prometeu, qual a mensagem que ele traria?

José Maria – Muitas pessoas acreditam que Ele traria uma mensagem de paz. Em minha opinião, Ele falaria mais sobre arrependimento. Nós acreditamos que embora Cristo não esteja presente hoje, seus representantes, os profetas, transmitem Sua vontade na atualidade. Hoje, o que esses homens inspirados dizem é que devemos nos preparar, buscar maior espiritualidade e dedicarmos em servir uns aos outros.

Mais Notícias – E o senhor, qual mensagem deixa para a população nesta época em que se reverencia o nascimento do Menino Jesus?

José Maria – Apeguem-se ao sagrado. As escrituras, que entendemos como a Bíblia Sagrada e o Livro de Mórmon contêm os ensinamentos necessários para fazer qualquer pessoa feliz. Esses livros nos conduzem à felicidade e se é isso o que desejamos, vale a pena estudá-los com maior amor. Independente de religião, espero que as pessoas sejam mais tolerantes umas com as outras, que pensem duas vezes antes de tomar qualquer decisão e coloquem o próximo como prioridade em suas vidas. Amar a família deve ser uma prioridade e cito as palavras que um líder da igreja disse no início do século passado: “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”. Obrigado por essa oportunidade.

Compartilhe

Comente

Leia também