Zoonoses de Ribeirão Pires realiza desinsetização e desratização em locais públicos

Secretarias e Unidades de Saúde foram contempladas; ações têm como foco evitar surtos epidemiológicos na cidade

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Ribeirão Pires executaram, durante o feriado prolongado de 7 de setembro, ações de desinsetização e desratização na sede da secretaria de Saúde e Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA), nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Centro, Jardim Valentina e Vila Sueli. As atividades preventivas tiveram como foco evitar possíveis surtos epidemiológicos que possam vir a ocorrer em um curto espaço de tempo.

Para Paulo Sérgio França, médico veterinário do CCZ de Ribeirão Pires, a intenção também é manter o controle de pragas. “É necessário que possamos manter estável a população das pragas urbanas e evitar surtos que prejudiquem à população. Por isso, as desinsetização e desratização são executadas”, explicou o veterinário.

As pragas urbanas são insetos e pequenos animais que se reproduzem rapidamente nos ambientes de cidades e oferecem risco à saúde humana. Mosquitos transmissores de arboviroses, ratos, baratas, aranhas e escorpiões são ameaças quando o local é frequentado por um grande número de pessoas. “Muitas vezes são insetos transmissores de doenças causadoras de epidemias, como a leptospiroses; dengue, zika e chikungunya no caso das arboviroses e acidentes podem ser ocasionados por animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões”, concluiu Paulo.

O Zoonoses de Ribeirão Pires prossegue com as realizações de desinsetização e desratização. Nesta quinta-feira, dia 9, a escola municipal Herbert José de Souza, no Jardim Caçula e na sexta-feira, dia 10, a escola Yoshihiko Narita no Jardim Santa Rosa, serão contempladas.

Agentes da Zoonoses realizam desinsetização e desratização na sede da Secretaria de Saúde

Ação foi realizada na UBS do Centro

Equipe do CCZ também esteve na sede da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana

Compartilhe

Comente

Leia também