Zeladoria de Ribeirão Pires promove limpeza no córrego da Santa Luzia

Serviço visa desobstruir os canais para evitar enchentes durante fortes chuvas

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana (ZEMA), segue com o trabalho de prevenção às enchentes. Nesta semana, por exemplo, a Pasta realiza o desassoreamento do córrego localizado no bairro Santa Luzia, ao lado da UPA. Estão sendo retirados lixo, entulho e muita sujeira que está cumulada no fundo.

Somente no início deste ano, a ZEMA já promoveu a limpeza de outros quatro córregos: Ouro Fino, Centro, Rancho Alegre e Itraporã.

“O desassoreamento aumenta a vazão do córrego, o que impede a retenção e o retorno das águas pluviais em dias de chuva que, geralmente, resulta em enchentes. É mais um grande trabalho para a nossa cidade que já apresentou importantes resultados de prevenção”, explicou o secretário da ZEMA, Rubão Fernandes.

Em 2021, a ZEMA realizou 30 operações de desassoreamentos em rios e córregos da cidade.

Operação Cata Bagulho – O serviço é voltado à coleta de materiais em desuso na cidade. Evita que os inservíveis sejam descartados em locais inadequados, como beiras de cursos d’água e viasy públicas, sendo assim mais um importante trabalho de prevenção executado pela ZEMA. Para pré- agendamento do serviço basta ligar para 4828-1609 .

Quando confirmado o agendamento, basta colocar os objetos que serão recolhidos na calçada com uma hora de antecedência. Não são recolhidos galhos, resíduos de processo produtivo de empresas, volumes grandes de entulhos e restos de materiais de construção.

Máquina PC realiza desassoreamento na Santa Luzia

Ação tem objetivo de prevenir enchentes

Compartilhe

Comente

Leia também