Viva Bem a Idade Que Tem: mais de 25 anos de história com Ribeirão Pires

Instituição conta com apoio financeiro da Prefeitura de Ribeirão Pires por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social

“Viver bem a Idade que tem” é muito mais do que, simplesmente, o nome da instituição de longa permanência (ILPI) localizada na Vila Belmiro, em Ribeirão Pires, é a filosofia de vida adotada pela aposentada Alzira Onofre, 101 anos, portadora de alzheimer, que mora no local desde agosto de 2018. Basta circular pela ILPI para encontrar a Dona Alzira, como carinhosamente é chamada pelos funcionários, cantarolando músicas de Luiz Gonzaga.

Em funcionamento há mais de 25 anos na cidade, a entidade conta, atualmente, com 38 idosos – idade entre 60 e 101 anos -, dos quais 25 são oriundos de vaga social mantida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio de repasse efetuado pela Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social no valor de R$ 37.167,62 mensal. As demais são vagas particulares. “A Prefeitura é nossa mãe. Os funcionários da Sapis estão sempre conosco, numa parceria gratificante para poder cuidar destes idosos da melhor maneira possível”, explicou a assistente social Priscila Pereira Santos, coordenadora da ILPI.

“As parcerias da Sapis abrangem desde as crianças e adolescentes até os idosos, trabalhando para dar dignidade e cuidar das pessoas que mais precisam”, disse o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.

Os idosos atendidos pela Viva Bem a Idade Que Tem contam com uma rotina que inclui atendimento de fisioterapeuta, psicóloga, educador físico e musicoterapeuta; além dos cuidados diários com enfermeira e cuidadoras. “Além de cuidarmos da saúde e alimentação deles – são seis refeições por dia-, buscamos oferecer, também, qualidade de vida. Eles recebem atendimento de beleza, com corte de cabelo, manicure entre outros. Tudo para melhorar a autoestima deles”, completou Priscila.

Morador da Viva Bem a Idade que Tem há apenas 4 meses, Nelson Deus da Silva, 76 anos, esbanja sorrisos ao falar sobre o novo lar. “Trabalhei como porteiro durante mais de uma década. Tenho 12 netos e 3 bisnetos.
12 netos e 3 bisnetos. Agora que estou aposentado, finalmente, a vida ficou mais mansa, mais tranquila”, completou.

A instituição de longa permanência (ILPI) conta com, aproximadamente, 15 funcionários (cuidadores de idosos, enfermeira padrão, cozinheiras, faxineiras, serviços gerais e uma profissional responsável pela lavanderia).

Aos 101 anos, Dona Alzira, como carinhosamente é chamada pelos funcionários da Viva Bem a Idade que Tem, vive cantarolando músicas de Luiz Gonzaga

Morador da Viva Bem a Idade que Tem há apenas 4 meses, Nelson Deus da Silva, 76 anos, esbanja sorrisos ao falar sobre o novo lar

Em funcionamento há mais de 25 anos na cidade, a entidade conta, atualmente, com 38 idosos – idade entre 60 e 101 anos -, dos quais 25 são oriundos de vaga social mantida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio de repasse efetuado pela Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social

Aulas de fisioterapia fazem parte da rotina diária dos idosos acolhidos pela Viva Bem a Idade que Tem

Compartilhe

Comente

Leia também