Diante da recente onda de assaltos e roubos registrados na região da Quarta Divisão e bairros vizinhos, o vereador Valdir “O Gordo” se antecipou à situação e protocolou, no dia 7 de julho, um ofício à Secretaria de Segurança Urbana de Ribeirão Pires solicitando reforço imediato no patrulhamento da cidade.
O documento, direcionado ao secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Arlei Capoccio, alerta para o aumento de ocorrências como perseguições, movimentações suspeitas e arrombamentos de residências em áreas como Jardim Zilda, Jardim Verão, Tanque Caio, Tecelão, Vila Rica, Vila Bonita e nas imediações da Quarta Divisão.
“O aumento desses episódios exige atenção imediata do poder público”, afirmou o parlamentar no ofício, pedindo a intensificação das rondas da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar nas regiões mencionadas.
O pedido do vereador ganhou ainda mais urgência após os crimes registrados no último dia 9 de julho, que deixaram os moradores em estado de apreensão e reforçaram a importância de medidas preventivas e de proteção.
Durante a entrega do ofício, o comandante da segunda companhia responsável pelo policiamento de Ribeirão Pires reforçou a importância de que todos os moradores façam o Boletim de Ocorrência (B.O.), mesmo em situações aparentemente simples.
“É por meio dos boletins que conseguimos mapear as áreas críticas e justificar o aumento do efetivo e das rondas. Sem esses registros, ficamos sem dados oficiais para agir com mais intensidade”, explicou.
Além da atuação legislativa, o mandato do vereador também é responsável por implementar e apoiar o CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) na região, promovendo reuniões mensais para ouvir a população e discutir soluções para os problemas de segurança nos bairros.
“A participação da comunidade é fundamental nesse processo. Agradeço à presidente do CONSEG, Carla Soares, e ao secretário Arlei Capoccio por estarem atentos às nossas demandas e colaborando com nosso trabalho”, afirmou o vereador.
“É por meio dessa escuta ativa que conseguimos entender onde precisamos melhorar e quais são as principais demandas de cada região”, completou.