Veículos da frota a diesel de Ribeirão Pires são inspecionados e recebem selo por baixa emissão de poluentes

Ação da Secretaria de Meio Ambiente tem o objetivo de controlar nível de dióxido de carbono na atmosfera e possibilitar medidas corretivas

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, divulgou nessa quinta-feira, dia 4,  balanço geral da inspeção veicular na frota municipal movida a diesel. Todos os 19 veículos inspecionados nessa semana foram aprovados – apresentando nível de emissão de fumaça em conformidade com os padrões legais.

“A inspeção veicular contribui diretamente para a melhoria da qualidade do ar em nossa cidade, assim como para a saúde pública”, explicou a secretária de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, Wanessa Isidio.

A ação foi promovida pela própria equipe de Meio Ambiente da Prefeitura, utilizando a Escala Gráfica de Ringelmann, conforme determina a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O objetivo da inspeção é medir os índices de lançamento de poluentes à atmosfera, possibilitando medidas corretivas.  Os veículos aprovados na vistoria receberam um selo de qualidade do ar, constando o mês e ano da medição afixado no para-brisa.

Apesar de aprovados, três veículos da frota municipal serão monitorados por terem atingido a classificação três na Escala Gráfica de Ringelmann,. A partir do nível quatro, é necessária manutenção e regulagem.

Anualmente, a Secretaria realiza a inspeção veicular de frota de veículos movidos a diesel, atendendo ao protocolo firmado entre Ribeirão Pires e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município Verde Azul. Com isso, a cidade cumpre uma das normas estabelecidas por meio de 10 diretivas básicas.

Compartilhe

Comente

Leia também