Vanessa de Oliveira: De repórter a Jornalista Responsável

Nesta semana, daremos continuidade às homenagens à alguns dos Jornalistas Responsáveis pelo Mais Notícias, falaremos hoje de Vanessa de Oliveira, atualmente repórter do Diário do Grande ABC. Confira a entrevista abaixo:

Vanessa exerceu a função entre 2008 e 2011

Mais Notícias: Idade, onde nasceu e onde mora hoje?

Vanessa de Oliveira: Tenho 33 anos, nasci em Santo André e moro em Mauá.

MN: Qual sua formação? Onde se formou e em qual ano?

VO: Me formei em Jornalismo, na UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), em 2006.

MN: Onde você já trabalhou? O que faz/onde trabalha atualmente?

VO: O primeiro trabalho na área foi como repórter temporária em uma revista, hoje extinta, chamada Jardim SA, que ficava em Santo André, circulava no Grande ABC e tratava de assuntos variados, como saúde, moda, decoração e negócios. Fui repórter de Política no jornal Diário Regional, assessora de imprensa parlamentar (na época, em 2012, da então deputada estadual Vanessa Damo e que, naquele ano, concorreu ao cargo de prefeita na cidade de Mauá) e hoje sou repórter do caderno de Setecidades, do jornal Diário do Grande ABC, onde estou desde 2014.

MN: Como conheceu o Mais Notícias?

VO: Tive conhecimento de uma vaga de free-lancer (trabalhos sem qualquer vínculo empregatício) no Mais Notícias, em 2008, em um blog que publicava vagas na área de Comunicação. A vaga era para cobrir as eleições municipais de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e que aconteceriam naquele ano.

MN: Em qual período trabalhou no jornal? E em qual período foi jornalista responsável?

VO: Iniciei em julho de 2008 como free-lancer. Ainda em 2008, no mês de setembro, o proprietário do jornal me convidou para ser jornalista responsável, já que a pessoa que ocupava o cargo estava deixando o jornal por outra oportunidade de trabalho e os outros dois membros da equipe ainda cursavam a faculdade.

MN: O que você pode dizer acerca da experiência de “comandar” o jornal?

VO: Foi a melhor experiência que eu poderia ter. Lembro que fiquei receosa de assumir o cargo, já que havia me formado há só dois anos e atuado muito rapidamente na área, na revista Jardim SA (três meses). Mas pensei que não poderia deixar passar a oportunidade de vivenciar o jornalismo em toda sua essência e ter no cotidiano uma verdadeira aula prática da profissão. E assim exatamente foi.

MN: O que o Mais Notícias representou para você, tanto em sua vida pessoal quanto profissional?

VO: O Mais Notícias contribuiu sobremaneira para meu crescimento pessoal e profissional. Ter a oportunidade de prestar serviço por meio da notícia, de levar reflexão às pessoas, de poder dar voz à elas, me fez vivenciar, na essência, valores que sempre prezei, como responsabilidade, compromisso com a verdade, imparcialidade e ética. Dali, saía a fonte de informações de uma população inteira e essa responsabilidade era o combustível que me impulsionava a buscar cada vez mais o melhor conteúdo possível, com toda a seriedade e respeito que preza o jornalismo e que os leitores que confiam em nosso trabalho merecem. Foi a oportunidade também de conviver com uma pessoa que me ensinou muito: o saudoso Valter Zômpero, que integrava nossa equipe e que, com sua vivência e seus 50 anos de jornalismo, me ensinou valiosas coisas sobre a profissão e sobre como ser uma pessoa melhor. O Mais Notícias, sem dúvida, foi uma escola não só no campo profissional. Foi uma escola para a vida.

MN: Algo mais a acrescentar?

VO: Só tenho a agradecer ao Gazeta, a Elisete e à toda família Mais Notícias pela incrível experiência vivida no jornal e pela oportunidade de aprender e realizar aquilo que mais amo e que escolhi para a vida. A profissional que sou hoje devo ao Mais Notícias, a raiz da minha carreira.

Compartilhe

Comente

Leia também