USF Vila Sueli promove palestra de prevenção ao suicídio

Causas, sinais e prevenção, foram os temas abordados durante a intervenção

Na manhã desta quinta-feira, dia 9, a Unidade de Saúde da Família da Vila Sueli, em Ribeirão Pires, promoveu uma palestra aos moradores sobre a prevenção ao suicídio. Especialmente este mês, a saúde desempenha ações em alusão ao setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Na palestra, foram abordadas as principais causas, sinais e modos de prevenção ao suicídio. Para Gilberto Ribeiro de Jesus, enfermeiro da unidade e um dos palestrantes, o suicídio está diretamente ligado a saúde mental e a população jovem é um dos públicos mais vulneráveis.

“Não dá para falar de suicídio sem falar sobre a saúde mental. A juventude, muitas vezes, é uma população vulnerável por conta de não saber lidar com o bullying, que é uma sátira onde justamente as pessoas tocam no ponto fraco das outras. ‘Vou trazer à tona um defeito daquela pessoa’ e isso afeta diretamente o emocional e o mental do jovem, que acaba tomando consequências contra a própria vida”, explicou o enfermeiro.

A psicóloga da unidade de saúde, Cecília Marques, por sua vez, elencou as principais causas suicidas. “Problemas amorosos, traumas e violência, desesperanças, principalmente de pessoas que foram desmembradas pela Covid-19, drogas e problemas familiares”, destacou. Ainda segundo ela, as pessoas devem fortalecer as formas de prevenção para evitar ocorrências. “Podemos evitar o suicídio consolidando o vínculo familiar, ter pais que são presentes, bom relacionamento com irmãos e uma rede de amigos que se conversem”, observou.

Mãe de um filho de 35 anos diagnosticado com depressão, Margarida Pereira dos Santos, aprovou a palestra. “Maravilhosa. Às vezes, como mãe, me perguntava: ‘O que posso fazer?’ E aqui foi esclarecido basicamente tudo e que devemos quebrar os paradigmas e procurar ajuda”, comentou antes de concluir: “A depressão pode estar muito mais perto do que nós imaginamos”, finalizou.

A Prefeitura de Ribeirão Pires irá desempenhar uma série de ações de prevenção ao suicídio durante este mês de setembro. Este ano, a campanha tem como foco “Agir para salvar vidas”.

O Município possui também três unidades do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) para atendimento relacionado a saúde mental, são eles:

CAPS AD – Álcool e Drogas
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Domingos Benzenuto, 12 – Centro
Telefone: (11) 4827-4509

Centro de Apoio Psicossocial Infantil
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Avenida Fortuna, 320 – Centro
Telefone: (11) 4828-1511

Centro de Apoio Psicossocial II – Adulto
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Afonso Zampol, 41 – Centro
Telefone: (11) 4824-3025

Cecília Marques, psicóloga, ao lado do enfermeiro Gilberto Ribeiro durante a palestra

Rosas amarelas foram entregue aos Munícipes presentes

Equipe de funcionários da USF Vila Sueli fizeram alusão ao Setembro Amarelo com suas vestimentas e máscaras

Compartilhe

Comente

Leia também