USF Jardim Caçula promove ação de conscientização sobre gravidez e IST na Escola Estadual Farid Eid

Evento contou com a participação do Serviço de Apoio Psicossocial (PASE) da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo

Profissionais da saúde da USF (Unidade de Saúde da Família) Jardim Caçula e da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo (SECULT) de Ribeirão Pires, promoveram na tarde desta quinta-feira, dia 17, uma palestra sobre gravidez na adolescência e orientação aos alunos da Escola Estadual Farid Eid, com relação às IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

O evento, que contou com a participação de aproximadamente 130 adolescentes, entre 14 e 18 anos, foi um pedido da Instituição de ensino, como detalha a diretora Maria do Socorro. “Sabemos que essa faixa-etária é onde os adolescentes estão com ânimos a flor da pele, se auto descobrindo e, por conta disso, pedimos aos profissionais da saúde para compartilhar esse conhecimento de forma preventiva com nossos alunos. ”, explicou.

Foram abordadas também, durante a atividade, questões psicológicas e consequências da gravidez precoce na vida dos adolescentes, com as psicólogas Alana Araújo Lima e Cintia Tavares Candido, ambas do APSE. Os profissionais da escola, por sua vez, não ficaram de fora das atividades: foram oferecidos, pela equipe de saúde, testes rápidos para detecção de possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Para o diretor da Unidade de Saúde da Família do Jardim Caçula, Juliano Lechics Santos, as orientações de saúde devem estar alinhadas ao aprendizado educacional. “A educação e a orientação aos alunos, seja qual for o tema, IST, gravidez na adolescência, sempre serão primordiais para o conjunto da aprendizagem e formação de cada indivíduo. Por isso, a promoção de eventos como esse é também uma ação de conscientização aos jovens, que estão no processo de desenvolvimento e devem estar cientes de suas escolhas e consequências”, finalizou.

Testes rápidos foram oferecidos aos profissionais da Unidade Escolar

Equipe da Secretarias de Educação, Cultura e Turismo e Saúde de Ribeirão Pires, que promoveram a palestra na Escola

Palestra abordou gravidez na adolescência e orientação com relação as IST

130 alunos entre 14 e 18 anos participaram da atividade

Compartilhe

Comente

Leia também