“UPA Infantil” de Ribeirão Pires completa um ano com mais de 18 mil atendimentos

Em março de 2022 foi registrado o recorde, com 2,8 mil crianças consultadas

Há um ano, em abril de 2021, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires inaugurava a ala pediátrica da UPA Santa Luzia. Popularmente conhecida como “UPA Infantil”, o espaço já recebeu 18.900 crianças e registrou o recorde de atendimento no mês passado, quando 2.917 crianças foram atendidas.

O crescimento, no entanto, se deu de forma exponencial. No segundo trimestre do ano passado, entre abril e junho – os primeiros meses de atendimento no espaço – 1.528 crianças foram consultadas. Já entre julho e setembro, foram registrados 2.864 atendimentos, um aumento de 87,5%. No quarto trimestre, entre outubro e dezembro de 2021, foram 6.314 consultas, um aumento de 120% comparado aos três meses anteriores e, se comparado com os primeiros meses de atendimento, o número é ainda maior: crescimento de 313%.

Neste ano, foram 8.194 consultas. 2.098 em janeiro, 1.710 em fevereiro, 2.917 março e, até ontem, 1.469. Os números de abril já representam 50% do total de atendimentos do mês passado, o que indica uma tendência estável, porém, considerada alta no número de consultas.

Antes de destacar a importância do espaço, o Secretário Municipal de Saúde, Audrei Rocha, falou sobre os atendimentos. “Em um ano, realizar mais de 18.900 atendimentos e ser elogiado pela população mostra que a UPA infantil foi uma medida assertiva da gestão do prefeito Clovis Volpi”, e completou: “Nós tínhamos uma preocupação muito grande com relação ao risco de contaminação das crianças pela covid-19. Decidimos então abrir esta ala pediátrica para separar as crianças e adultos e destinar um atendimento qualificado, num espaço agradável também para os pequenos”, salientou.

População aprova o novo espaço: Bruna da Silva Santos, que estava com seu filho, falou sobre a ala infantil. “Foi o melhor investimento que a Prefeitura realizou. Neste espaço em que ficam só as crianças conseguimos ter um controle maior, sem contar que o atendimento é mais rápido do que antigamente”, relatou. Leidiana Araújo, que estava com sua filha Sofia, é outra que compartilha do mesmo sentimento de Bruna. “O espaço é confortável, oferece um bom suporte às crianças e a decoração traz um clima agradável também”, disse.

Especialista destaca melhora na qualidade de atendimento: O pediatra Manoel La Cruz, um dos profissionais que prestam atendimento na ala pediátrica, apontou para evolução de qualidade no atendimento. “Esse espaço trouxe não só a melhora na qualidade do atendimento, mas também na organização e no fluxo”, destacou.

Espaço amplo e decorado: A ala pediátrica conta com nove leitos, sendo seis de enfermaria e três de emergência. Caso haja necessidade, o espaço pode ser ampliado para até 12 leitos no total. Além disso, há também um consultório médico, uma sala de triagem, sala de medicação, posto de enfermaria, banheiros e depósito para material de limpeza. Desenhos animados fazem parte da decoração para deixar o ambiente mais leve.

Humanização – Célia Regina, diretora da UPA, destaca a humanização do espaço infantil. ” Criamos um espaço lúdico para crianças, um lugar leve, onde os profissionais têm a tranquilidade para fazer o tratamento, isso sem contar no treinamento e capacitação que realizamos junto à equipe de pediatria, na intenção de trazer mais conforto para a mãe e a criança no momento do atendimento”, finalizou.

No primeiro ano de atendimento, mais de 18 mil crianças foram consultadas no espaço exclusivo para a pediatria

Em 2022 , mais de 8.100 consultas foram realizadas

Leitos de emergência. Ao todo, são nove leitos, sendo os outros seis de enfermaria

Compartilhe

Comente

Leia também