A partir do ano que vem, as escolas do Ensino Infantil de todo o Brasil devem obrigatoriamente atender a todas as crianças de 4 e 5 anos. A universalização da pré-escola, estabelecida pelo Plano Nacional de Ensino (PNE), fará com que todos alunos desta faixa de idade, que representam 18,6% das crianças em território nacional, estejam na escola.
Hoje, estima-se que mais de 790 mil crianças, na faixa etária de 4 e 5 anos precisam frequentar as escolas que são de responsabilidade dos municípios. “O propósito é reforçar a expansão da proposta pedagógica, assim quebrando a ideia de que o ensino infantil é simplesmente um local onde as crianças passam o dia”, afirmou a coordenadora-geral do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.
O MEC (Ministério da Educação) por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) informa que fará repasses para que os municípios consigam aumentar o número de vagas. Em Ribeirão Pires, a situação está sob controle. Em nota, a secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia, que hoje conta com cerca de 2.700 alunos matriculados na rede, informou que “não há lista de espera para crianças nesta faixa etária em Ribeirão Pires” e que, desta feita, atenderá aos requisitos.