De acordo com uma pesquisa da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, enquanto os homens têm uma média de 30 minutos por dia de prática moderada à vigorosa, elas se exercitam apenas por 18 minutos, o que aumenta o risco de depressão e síndrome metabólica. Os dados são do jornal Daily Mail.
Os pesquisadores avaliaram 1 mil participantes. Constataram que aqueles que colocam o corpo em ação por, pelo menos, meia hora diariamente tendem a ser menos propensos aos problemas.
O levantamento indicou que pouco mais de uma em cada três mulheres tinha síndrome metabólica e uma em cinco apresentava sintomas de depressão. “As mulheres em nossa amostra tinham melhores comportamentos de saúde. Eram muito menos propensas a fumar, por exemplo, mas a falta de atividade ainda as coloca em risco”, disse o cientista Bradley Cardinal.
Embora o estudo não aborde o motivo para o sexo feminino investir menos na atividade física, os autores indicaram que uma possibilidade é a falta de estímulos durante a infância, porque os pais tendem a se preocupar mais com a segurança das meninas. Muitas mulheres ainda citaram que ficam sem tempo porque precisam cuidar dos filhos.