Tribunal de Contas aprova investimentos na Educação de Ribeirão Pires

A última avaliação do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) apresentou parecer muito positivo sobre Ribeirão Pires, colocando o governo de Saulo Benevides como o mais eficiente na gestão de recursos públicos em todo o ABC. O Jornal Mais Notícias segue com a série de reportagens sobre cada um dos itens avaliados pelo Tribunal, dissecando hoje a Educação. Confira como a Prefeitura empregou recursos

Educação recebeu avaliação B+ (muito efetiva)

Educação recebeu avaliação B+ (muito efetiva)

públicos nesse setor:

IDEB – Em 2014 o governo conseguiu superar a meta na avaliação do IDEB que colocou Ribeirão Pires em 1º lugar na região do Grande ABC (nota 6.2).   O IDEB é um dos principais indicadores usados no país para mensurar o rendimento escolar dos estudantes e é usado para monitorar a qualidade do ensino e para subsidiar políticas públicas de educação.

Recursos e Investimentos – Pela primeira vez na cidade o Governo Municipal padronizou o material didático ao aplicar o método de ensino NETBIL. O investimento de mais de R$ 3 mi foi revertido em apostilas para todos os alunos, assessoria pedagógica e qualificação dos professores, sistemas de avaliação, entre outros benefícios.

Em três anos foram investidos mais de R$ 7 milhões em construção de creches (01 entregue no Jardim Caçula; 01 em construção no Jardim Sol Nascente; 03 serão construídas nos bairros Aliança, Rancho Alegre e Jd. Nsa. de Fátima, juntas representam mais de 600 vagas), reformas de escolas (todas as 32 unidades passaram por reforma, inclusive as Escolas Municipais Yoshihiko Narita e Sebastião Vayego, que receberam recursos especiais) e compra de equipamentos (kits de material escolar, uniformes, materiais de apoio pedagógico, brinquedos pedagógicos, caminhas com colchões novos, Planetário Digital “Orion”, parquinhos, Bebeteca, atendimento especializado aos alunos com deficiência e acompanhamento pediátrico nas escolas).

Diariamente cerca de 30 mil merendas são servidas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. O cardápio balanceado é formulado por nutricionistas da Secretaria de Educação.

Transporte Escolar – Ribeirão Pires conta com uma frota de formada por seis ônibus, oito micros, 17 vans (nove adaptadas), oferecendo 1.500 atendimentos diários, inclusive transporte especializado de alunos com deficiência atendidos em escolas especializadas.

Professores – O corpo docente da Prefeitura também recebeu investimento. Os profissionais passaram por cursos de formação em diferentes áreas. Foram definidos os pagamentos de 7,67% de dissídio municipal e mais 7,25% de reajuste pelo Índice do Piso Nacional, para toda a tabela de professores, com início de pagamento em maio de 2015.

“Estamos fazendo nossa parte. A Educação é uma das bandeiras de nosso governo. Fico feliz que todo o investimento que fizemos está dando resultado”, comentou o prefeito Saulo Benevides.

Compartilhe

Comente

Leia também