Triagem de COVID-19 on-line da população de Rio Grande da Serra começa amanhã

Caso necessário, munícipe será encaminhado para testagem

A Prefeitura de Rio Grande da Serra, através da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar a partir desta quarta-feira (22) em alguns pontos estratégicos da cidade banners e cartazes informativos da COVIData, página da internet criada pela Universidade Federal do ABC – UFABC – em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que possibilita a triagem para detectar a Covid-19 sem a necessidade de comparecer às unidades de saúde.
Serão distribuídos pela cidade banners e cartazes informativos desta campanha, com QR Code que direcionará à página de triagem. A página pode também ser acessada por celulares, computadores ou tablets através do link: https://covidata.ufabc.edu.br/.

O objetivo é mapear aqueles que não estão buscando atendimento médico e assim promover a triagem em pessoas com suspeita de Covid-19, além de ser mais uma ferramenta do controle da doença no município.

No sistema COVIData, pessoas sintomáticas utilizam a plataforma e respondem às perguntas, e caso ocorra identificação para possível contágio pela Covid-19, basta preencher um questionário e enviar para o sistema. Todo o questionário segue para Secretaria Municipal de Saúde, que promoverá o contato e o monitoramento e, se necessário, conduzirá o paciente para uma unidade de saúde para realizar a testagem.

A equipe de otimização de triagem da Universidade Federal do ABC (UFABC) desenvolveu um ambiente de acesso online para coleta e análise de triagens da população, seguindo protocolos prescritos pelo Ministério da Saúde, de modo a auxiliar hospitais e secretarias municipais de saúde a respeito do espalhamento geográfico da doença, bem como no direcionamento dos casos suspeitos aos centros médicos de forma homogênea, em especial àqueles que indiquem mais gravidade ao paciente.

Compartilhe

Comente

Leia também