
Umberto Bittar, técnico da Defesa Civil da Prefeitura de Santo André, orientou os participantes sobre como produzir planilhas com dados municipais e regionais, além do acesso a informações de radares e satélites meteorológicos.
“Nosso objetivo foi multiplicar conhecimento, criando uma rede de compartilhamento de informações, e tivemos uma receptividade muito boa. O CGE do Consórcio está reforçando o trabalho em conjunto das Defesas Civis no ABC”, afirmou Bittar.
O conteúdo do curso contribuiu para ampliar as ações integradas, ressaltou Armando Teixeira, da Defesa Civil de Mauá. “O treinamento foi muito bom para a troca de experiências e também para agregar valores para o nosso dia a dia. Tivemos acesso a uma série de ferramentas que podemos utilizar nos nossos municípios e também em conjunto as outras cidades”, disse.
O CGE ABC monitora as condições meteorológicas na região e fornece com antecedência informações sobre a quantidade e intensidade das chuvas às equipes de Defesa Civil dos municípios consorciados. Inaugurado em dezembro de 2017, é a primeira unidade regional do gênero no País.