Trabalho em equipe e boa gestão são a receita do sucesso da ETEC

Em entrevista exclusiva ao Mais Notícias, a diretora da ETEC Maria Cristina Medeiros, Célia do Carmo Leandro Levada e a Coordenadora Pedagógica, Amanda Aparecida Chagas, falaram sobre a metodologia da escola que hoje é a melhor de Ensino Médio da cidade, segundo o ENEM (veja os dados clicando aqui).

A coordenadora Amanda Aparecida Chagas e A diretora Célia do Carmo Leandro Levada

A coordenadora Amanda Aparecida Chagas e A diretora Célia do Carmo Leandro Levada

“Desde que foi implantado o Ensino Médio, sempre fomos bem. E esse resultado mostra nosso trabalho e o comprometimento da equipe”, afirmou a diretora, antes de ressaltar que a escola forma “técnicos para o mercado de trabalho e cidadãos preparados para o mundo: éticos, responsáveis e conscientes de seus papeis na sociedade, o que é um dos requisitos do mundo, com economia globalizada e competitivo”.

A coordenadora completou, ressaltando a formação com base na participação dos estudantes: “quando você trabalha a autonomia, com o aluno atuante no processo, automaticamente ele se empenha mais”. Para isso, a ETEC Maria Cristina Medeiros promove diversas atividades internas e externas, desde gincanas até a participação em exposições, o que provê um ensino multidisciplinar. “Isso ajuda na formação do cidadão, ele participa desse processo e sai preparado para o mercado de trabalho e para os vestibulares”, completou.

Para isso, a aposta é no trabalho coletivo e na constante discussão com o corpo docente e discente. “Trabalhamos com o princípio da gestão democrática que inclusive está no nosso regimento interno”, conta a diretora, relembrando o trabalho de Maria Cristina Medeiros, ex-diretora que dá nome à escola: “mantivemos o que ela construiu, ela era uma excelente gestora, era querida e levantou essa escola, trabalhando bastante”.

Hoje, a ETEC atende cerca de 850 alunos de ensino Técnico, de Ensino Médio e Médio Integrado que, desde o primeiro dia, já são integrados ao sistema de funcionamento da escola: “ao entrar, fazemos uma aula inaugural e falamos que todos fazemos a escola juntos. Eles têm que fazer parte desse dia a dia, afinal a escola não é nossa, a escola é de todos, então eles que tem que fazer parte dessa construção”.

Vale ressaltar que o método de ensino é o mesmo das escolas públicas, fornecido pelo MEC, o que exalta ainda mais a importância da boa gestão e do trabalho competente da equipe. Elas concluíram falando sobre o resultado conquistado: “É sem palavras, alo que nos dá a sensação de objetivo alcançado. Somos uma escola pública, passamos um pouco de dificuldades, mas nós trabalhamos para chegar a este bom resultado. O nosso trabalho está indo no caminho certo”.

Compartilhe

Comente

Leia também