Trabalho da Defesa Civil ajuda Ribeirão na avaliação positiva pelo Tribunal de Contas

Na última semana, destacamos nas páginas do Jornal Mais Notícias o fato de o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo ter atribuído a nota B+ para a gestão da cidade de Ribeirão Pires por meio de um novo indicador, o IEGM (Índice de Eficiência na Gestão Municipal). Dentre os 7 índices temáticos setorizados em Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção ao Meio Ambiente, Cidadãos e Tecnologia da Informação, a cidade chegou a tirar a nota máxima (A) no setor “Cidadãos”, que mede o grau de planejamento municipal frente a eventuais sinistros e desastres, englobando, entre outros setores a Defesa Civil, que tem ganho destaque por suas ações nos últimos tempos.

Equipe da Defesa Civil atua em várias frentes

Equipe da Defesa Civil atua em várias frentes

O Prefeito Saulo Benevides (PMDB) afirmou que a conquista do resultado positivo é fruto de ações conjuntas e investimentos em diferentes áreas. “Nós pensamos em cada setor e em como investir de modo a melhorar os serviços prestados. Depois coordenamos um trabalho de interligação dessas áreas com ações conjuntas”, disse antes de exemplificar: “A Defesa Civil é um exemplo disso. Investimos não só em profissionais qualificados, mas também em ações de prevenção, campanhas em escolas que envolveu a integração com a Educação, etc. Foi assim que nossa Defesa Civil se destacou na avaliação do Tribunal de Contas. O mesmo ocorre nas outras áreas”.

O Coordenador da Defesa Civil de Ribeirão Pires, Miguel Luís Filho também fez sua avaliação: “A Defesa Civil é sinônimo de ajuda ao próximo. E temos agido com essa filosofia e é com essa que estamos conseguindo nos destacar”, explicou. Para isso, foi necessário otimizar o trabalho que hoje é setorizado e especializado, com equipes técnicas, de emergência e socorro (para primeiro atendimento), entre outras, com profissionais destacados e capacitados com treinamentos constantes. Desta forma, o órgão está ao lado da população da cidade. “Essa equipe atende cerca de 280 ocorrências mensais”, destaca Miguel. Colabora muito para este índice o forte uso da Internet: “Hoje recebemos boa parte dos contatos pela nossa página do Facebook, rede na qual temos um trabalho muito forte”.

Sob a gestão de Saulo Benevides, a Defesa Civil foi equipada com ambulância, motocicletas e carros de serviço. Para isso, contou com apoios diversos: “Sempre contamos com apoio de entidades privadas, empresários e comunidade para aportes financeiros. O prefeito, que nos apoia dentro do que é possível, planeja que isso ocorra”, afirmou o coordenador.

Ao longo das próximas edições, o Mais Notícias irá dissecar a avaliação do TCE, detalhando as ações da Prefeitura que resultaram na avaliação positiva da cidade. A série de reportagens mostrará onde a Gestão Saulo Benevides está acertando e quais os pontos ainda a melhorar.

Compartilhe

Comente

Leia também