Os felinos são extremamente higiênicos e sempre estão se limpando. A língua deles possui filamentos que agem como uma escova no pelo. Por isso, muitos tutores ficam na dúvida se há necessidade e como dar banho em gato.
O banho faz mal para os felinos?
Dar banho não faz mal para os gatos, porém, é preciso se atentar a frequência. Se for muito alta pode ser prejudicial à saúde, porque prejudica a produção de óleos naturais essenciais do pelo. Portanto, cada pet deve ser avaliado individualmente.
Por isso, se o seu gato estiver com uma aparência saudável e sem alergias não é necessário dar banho. Uma boa escovação já é suficiente para deixar o felino bonito e com um ótimo aspecto.
Banho a seco
O banho a seco para gatos deve ser a primeira opção para evitar estresse no animal. Isso porque eles nem percebem que estão passando por essa situação. São vários produtos disponíveis para facilitar a sua vida.
Corte as unhas do gato
No dia anterior, de preferência, corte as unhas dele para evitar arranhões durante o procedimento. Se acaso o banho for emergencial, use luvas de borracha para se proteger.
Escove o pelo
Não deixe para fazer essa escovação no banho. Faça o processo antes para evitar que o banho demore mais. Escove no sentido contrário ao crescimento e retire todos os nós que possam ter.
Não deixe o gato estressado
O banho em si já é uma coisa que estressa os felinos. Portanto, é preciso separar todos os itens que vão ser usados para evitar que ele se irrite e não fique ansioso ou estressado. Brinque com o bichano antes do banho, para que ele fique calmo e relaxado.
Comece aos poucos
Fique tranquilo e comece o processo aos poucos. Use um chuveiro ou copo para molhar as patas e vá subindo. A cabeça deve ser a última parte, se possível use somente um pano úmido e evite que a água caia diretamente. Lembre-se que a temperatura dela deve ser morna.
Use shampoo próprio para os gatos
O shampoo para gato é o produto ideal, afinal outras composições podem ser prejudiciais para a pele e os pelos. Cremes para humanos não devem ser usados em hipótese alguma, muito menos shampoos indicados para cachorros ou outros animais.
Seque bem o gato
Mesmo que ele esteja nervoso, enrolar o gato em uma toalha para secar é uma ótima opção. Deixe-o no sol para que o processo seja mais rápido, ou use um secador em temperatura baixa, e nunca direto no rosto para não assustar.
Recompense o gato
Após finalizar o banho, deixe a situação mais agradável para ele. Dê o petisco preferido ou alguma outra compensa. Isso faz com que ele fique mais calmo e não se estresse ou fique distante após o banho tomado.
Posso dar banho em gato filhotes?
Saber se pode dar banho em gato filhote é uma dúvida muito comum para os tutores de felinos. E sim, você pode! O ideal é que comece quando ainda é novo para facilitar a adaptação à atividade.
O primeiro banho deve ser feito entre 2 e 3 meses de idade. Desta forma, o gato se acostuma com a água e sabão e pode até gostar do momento. Por isso é muito importante saber como dar banho em gato.