Mais cinco composições do mesmo modelo seguem em testes e entrarão em operação gradualmente até fim do ano
O secretário-executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), Paulo Galli, e o Presidente da CPTM, Pedro Moro, entregaram nesta terça-feira (17/11) o terceiro trem com diferencial de espaço, apropriado para bagagens, da série 2500 que vai circular na Linha 13-Jade. Essa linha liga a capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Dois trens da série 2500 já tinham sido disponibilizado pela Companhia este ano, sendo o primeiro em 3 de fevereiro. “Cinco trens estão em testes e começarão a circular até final de dezembro, após a realização de todos os protocolos de segurança e operação” completou o presidente da CPTM, Pedro Moro. Atualmente circulam na Linha 13-Jade trens novos com o mesmo padrão das demais linhas da CPTM.
Fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang, na China, os trens estão equipados com tecnologia de ponta e, a exemplo das frotas das outras seis linhas da CPTM, têm 170 metros de comprimento, salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna, além de serem acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Também dispõem de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços e reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.