A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove na manhã de hoje (15), no Centro de Convenções Rebouças, um encontro com prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios paulistas visando criar um novo modelo de atendimento na saúde pública do Estado.
O objetivo do Seminário sobre Gestão Regional do SUS/SP (Sistema Único de Saúde) é debater a regionalização do atendimento na rede pública de saúde em todo o Estado. Entre as questões a serem debatidas estão a hierarquização do sistema e a organização de mecanismos efetivos de referência e contrarreferência.
Uma das propostas é criar formas para evitar que pacientes com casos simples sejam atendidos em hospitais de alta complexidade. Outro ponto em discussão é o atendimento integral nas 17 regiões de Saúde do Estado, para que os pacientes não tenham de se deslocar aos grandes centros.
O encontro contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Opas (Organização Pan-americana de Saúde) e dos presidentes do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde), entre outras autoridades.
Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou que até aquele momento, a agenda do prefeito Clóvis Volpi não confirmava a sua presença no evento, entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde enviará um representante.
O Executivo de Rio Grande da Serra não retornou as informações.