Somente em 2021 Estância recolheu 965 litros de óleo usado

A entrega deve ser feito junto com a coleta seletiva do seu bairro ou na COOPERPIRES

A prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, recolheu 965 litros de óleo entre os meses de janeiro e outubro deste ano. A expectativa é que esse número chegue a 1 tonelada até o fim de 2021. Todo esse material é enviado para a Cooperpires, onde ele é comercializado para a transformação em biodiesel.

Cada litro de óleo descartado de forma errada pode contaminar até 25 mil litros de água, segundo dados da SABESP (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo). Por tanto, para o descarte da maneira correta é preciso armazenar o produto usado em uma garrafa PET e entregá-lo ao serviço de coleta seletiva do seu bairro ou até mesmo levá-lo na CooperPires (Rua Coronel Oliveira Lima, nº 3545, Parque Aliança).

Regulamentação – No fim de outubro, a Estância publicou em seu Diário Oficial a Lei nº 6.641, que regulamenta a política de coleta de óleo para diminuir os impactos ambientais. A nova legislação permite ao poder público a criação de parcerias para a reciclagem desses materiais visando a produção de biodiesel e a diminuição do impacto ambiental causado pelo descarte irregular deles.

Campanha de descarte consciente já aconteceu nas escolas da cidade há alguns anos. Campanhas como essas devem acontecer para aumentar ainda mais o recolhimento

Compartilhe

Comente

Leia também