Alunos da Escola Estadual Dona Anna Lacivitta Amaral, de Ribeirão Pires, terminaram o ano letivo com uma aula prática de solidariedade. Ao longo do semestre, eles estudaram a estrutura de associações assistencialistas como o Hospital do Câncer e, por fim, decidiram promover uma ação para beneficiar as crianças da creche PROFAVI (Promoção a Favor da Vida) de Rio Grande da Serra.
A diretora da escola, Rosana Aparecida Alves, explica como tudo começou: “O programa já fazia parte da proposta curricular do terceiro ano do ensino médio. Os alunos deveriam fazer uma pesquisa sobre as entidades, asilos e creches, levantando informações como quem cuidava delas, como funcionava, etc. Uma entidade deveria ser escolhida para ser visitada pessoalmente pela classe”. Rosana diz que após a visita, surgiu a ideia de adotar as crianças promovendo uma festa no fim do ano e doação de kits de presentes. O projeto tomou maior proporção envolvendo 350 alunos da escola e a participação da comunidade.
A aluna Ellen Cristina, de 17 anos, acredita que esta foi uma ótima experiência. “Um só gesto simples faz diferença na vida de pessoas que precisam e na nossa também. De alguma forma elas se lembrarão disso”, comenta a estudante. Ao terminar o colégio, ela pretende seguir com ações como essa, “porque isso me faz bem”.
Para a presidente da entidade adotada, Luiza Maria, a ação foi uma surpresa. “Pela primeira vez uma escola fez essa ação tão bonita. As crianças vão carregar isso para toda a vida”.
Os alunos da Lacivitta presentearam as crianças com roupas, calçados e brinquedos. No dia do evento, preparado para entregar os presentes (3 de dezembro), eles ainda fizeram apresentações de teatro, música, dança e fanfarra e serviram um almoço.