Simulado auxilia estudantes da rede municipal na preparação do SAEB

O SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), deverá acontecer em outubro nas escolas públicas

Estudantes do 5º e 9º anos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires estão participando do simulado preparatório para o SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica. As provas estão sendo aplicadas desde o início do mês e cerca de 690 alunos de nove unidades escolares farão as avaliações.

A partir deste ano, a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Prova Brasil deixam de existir com essa nomenclatura e todas as avaliações externas serão identificadas como SAEB – desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicadas em escolas públicas de todo o Brasil no mês de outubro, com objetivo de fazer diagnóstico da educação básica no País.

Nesta terça-feira, 17 de setembro, alunos do 9º ano da Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho, em Ouro Fino, participaram do simulado da disciplina de Língua Portuguesa. Esse acompanhamento faz parte de um cronograma pedagógico, elaborado pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Os simulados, com cerca de 25 questões de múltiplas escolhas, têm o objetivo de preparar os estudantes para avaliações complexas que necessitam de habilidades e competências, principalmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. “Para a elaboração desses simulados, envolvemos as orientadoras da Coordenadoria Pedagógica”, explicou a Secretária de Educação, Flávia Banwart.

A partir da próxima semana, a equipe gestora de cada unidade escolar será a responsável pela correção e tabulação dos resultados e os gestores e professores deverão trabalhar estratégias diferenciadas com estudantes que tiveram dificuldade nesse processo avaliativo.

“Eu achei que a prova de Língua Portuguesa fácil. Acho importante esse simulado, que além de preparar para avaliação do SAEB, nos prepara para os vestibulinhos das escolas técnicas”, comentou o aluno do 9º ano da E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho, Edson do Santos.

Compartilhe

Comente

Leia também