Biblioteca itinerante, intervenções literárias, oficina, e contação de histórias compõe a programação da feira durante os dias 20 e 21 de setembro
Nos dias 20 e 21 de setembro, O Sesc integra a 4ª edição da Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP) que, este ano, presta homenagem à poeta Cecília Meireles. Reconhecida como uma das vozes mais significativas da literatura brasileira do século XX, Cecília construiu uma trajetória marcada pela musicalidade, pelo diálogo com a tradição lírica e pela reflexão sobre temas universais. Autora de títulos fundamentais como Romanceiro da Inconfidência e Ou isto ou aquilo, sua produção percorre a poesia, crônica e literatura infantil, consolidando um legado que segue inspirando leitores e escritores.
Entre as ações, o público poderá visitar o BiblioSesc, biblioteca itinerante que circula pelo estado aproximando diferentes comunidades dos livros e da leitura. No sábado, a Cia. Teatro InComum apresenta Carimbadores de Sonhos, uma ação lúdica e interativa que celebra a cultura popular e convida o público a criar e “carimbar” histórias e provérbios inspirados no folclore brasileiro. Ainda no fim de semana, Camila Feltre e Thelma Azevedo Lobel conduzem a oficina Histórias (Im)Possíveis, em que os participantes constroem coletivamente narrativas a partir de cartas criadas com personagens, cenários e elementos visuais. A programação também traz a contação de histórias Os Caçadores de Borbolivros, da Cia. Navega Jangada, que transforma objetos e tecidos em personagens para dar vida a livros esquecidos, resgatando memórias e imaginação. Já no domingo, a Cia. Eureka apresenta a Pernacoteca – A Encantadora Biblioteca Sobre Pernas, que mistura teatro de animação, poesias, pequenas histórias e música ao vivo em uma experiência literária para todas as idades.
O evento, que acontece no Paço Municipal de Ribeirão Pires, deve reunir editores, autores, professores, leitores, estudantes, ilustradores, designers, pesquisadores e artistas. Os Sescs Santo André e São Caetano participam da feira com atividades abertas a todos os públicos, contribuindo para tornar o espaço ainda mais dinâmico e enriquecedor, ao ampliar o acesso à literatura por meio de suas ações programáticas.
Programação:
Intervenção literária
Carimbadores de Sonhos
com Com Cia. Teatro InComum
Carimbadores de Sonhos Alfandegário e Aduaneiro abandonam as repartições públicas para carimbar o que realmente importa: o folclore brasileiro! Em uma jornada lúdica e interativa, convidam o público a criar e “carimbar” histórias, provérbios, parlendas e contos, celebrando a cultura popular e despertando a imaginação de forma criativa e coletiva.
Sábado, 20/9
Das 13h às 16h
Oficina
Histórias (Im)possíveis
com Camila Feltre e Thelma Azevedo Lobel
Neste encontro, os participantes serão convidados a criar um jogo, construindo cartas com personagens, cenários e elementos utilizando diferentes técnicas como recorte, colagem e desenho. A partir delas, criaremos histórias coletivamente e montaremos uma instalação no ambiente.
Sábado e domingo, 20 e 21/9
Das 14h às 16h
Contação de histórias
Os Caçadores de Borbolivros
com a Cia Navega Jangada
Mais uma vez alguns livros empoeirados na estante, se sentiram esquecidos e saíram voando. Outros 8 borbolivros precisam ser encontrados, para que suas histórias possam ser conhecidas por todos! Músicas, objetos, tecidos que se transformam em personagens. Os Caçadores de Borbolvros seguem em mais uma missão de resgatar histórias cheias de imaginação.
Sábado e Domingo, 20 e 21/9
Às 17h
Intervenção literária
Pernacoteca, a encantadora biblioteca sobre pernas
com a Cia Eureka
A Pernacoteca é uma biblioteca sobre pernas que busca leitores ao redor do mundo, convidando todos a conhecerem o universo literário. Criada com o intuito de atingir pessoas pertencentes a todas as faixas etárias, com uma abordagem que pode se apresentar de forma itinerante ou fixa, a apresentação conta com teatro de animação, poesias, pequenas histórias e música ao vivo.
Domingo, 21/9
Das 13h às 16h
Feira Literária de Ribeirão Pires 2025
Dias 20 e 21 de setembro, das 13h às 19h
Paço Municipal de Ribeirão Pires
Rua Miguel Prisco, 288, Centro