Os semáforos são parte importante do trânsito nas cidades, uma vez que disciplinam o tráfego e transmitem segurança a motoristas e pedestres.
Entretanto, há alguns dias, os munícipes de Ribeirão Pires têm notado que alguns deles, em pontos vitais da cidade, ficaram momentaneamente inoperantes. A reportagem do Mais Notícias recebeu algumas reclamações a respeito de quatro deles.
Dois deles estão na Vila do Doce, um próximo à agência da Caixa Econômica Federal e outro na esquina entre as ruas Boa Vista e Stella Bruna Cecchi Nardelli, sendo importantes em especial para o tráfego de pedestres. “Se isto não foi consertado logo, ficará impossível de se transitar”, afirma Joana Barros.
Esta impossibilidade se agrava em outro cruzamento, entre as ruas Major Cardim e Humberto de Campos, no Centro Alto. O ponto é a principal saída de quem mora na parte alta da cidade rumo à avenida e encontra-se sem sinalização operante. Ficamos por alguns minutos no local e vimos que a possibilidade de acidentes é enorme: “fica muito complicado passar ali. Espero que não aconteça nenhum acidente”, conta um morador da região que pediu para ter seu nome preservado.
A cerca de 400 metros dali, na esquina entre as ruas Aurora e Olímpia Catta Preta, em frente à UBS do Centro Alto, o fato se repete, com outro semáforo inoperante há dias. O risco ali se dá pelo fato de haver tráfego de ônibus e, além da já citada UBS, haver escolas e comércios no entorno, com tráfego intenso de crianças e idosos. Cabe ressaltar que não havia agentes ou orientadores de trânsito para organizar a situação.
Questionada sobre o assunto, a Prefeitura disse que “a Secretaria de Transportes e Trânsito já trabalha para realizar o reparo. Para aumentar a fluidez de veículos, também foi reforçado o trabalho com equipe de agentes nos locais, orientando os motoristas e pedestres”. Continuaremos acompanhando o caso.