Semáforo vira armadilha na Francisco Monteiro

Motoristas desatentos que passam pelo semáforo da Avenida Francisco Monteiro, altura do número 1000, podem ser surpreendidos com uma multa gravíssima e mais sete pontos na carteira. Isso acontece porque o tempo de alteração da cor amarela para a vermelha está bem abaixo do recomendado para a via. Nossa reportagem foi ao local e constatou que o tempo do sinal amarelo é de 2,65 segundos. Para uma via de 60 km/h como a Francisco Monteiro, o ideal é que o sinal de atenção fosse de pelo menos 4 segundos. Com a alteração, motoristas que iniciam a travessia do cruzamento, ainda no sinal verde, não conseguem passar pelo semáforo antes de serem pegos pelo radar instalado semi-oculto pelo no coqueiro próximo, o que acarreta em multa.

Com o sinal amarelo mais rápido do que o normal, o ponto virou “pegadinha” para o motorista descuidado

O secretário Municipal de Transporte e Trânsito de Ribeirão Pires, o Tenente José Vicente de Almeida Moraes, explicou que não havia sido informado sobre o problema. “Quando esse tipo de situação chega a nós, a primeira medida é pegar um cronômetro para medir o tempo do sinal. Numa via como a Francisco Monteiro o ideal é de quatro a cinco segundos”, afirmou a autoridade.

Os semáforos da cidade são mantidos e monitorados por uma empresa terceirizada onde todo o cabeamento fica no subterrâneo com o objetivo de evitar umidade na fiação e outros problemas técnicos. Mesmo com alguns cuidados como esse, falhas podem acontecer, é o que explica o Tenente Almeida: “Utilizamos uma máquina e contra a máquina existe as intempéries operacionais. Se há falhas, o condutor não tem que ser penalizado por isso”.

Após contato de nossa reportagem, o departamento de Trânsito esteve no local para confirmar a falha do sistema de sinalização. Em seguida, o tempo de espera do sinal amarelo foi ampliado para 3,8 segundos conforme constatou nossa reportagem.

Os motoristas que foram penalizados nesse local devem entrar em contato com o departamento de trânsito pelo telefone 0800730234 e verificar se a multa foi procedente ou se foi aplicada enquanto o semáforo apresentava defeito.

Nesta mesma semana, o vereador Saulo Benevides (PV), enviou um requerimento ao Executivo solicitando providencias quanto a regularização do tempo dos semáforos na cidade. O vereador justifica: “Atualmente a mudança do semáforo da cor amarelo para o vermelho é muito rápido, tornando-se uma verdadeira armadilha para os motoristas”.

Compartilhe

Comente

Leia também