A SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) de Ribeirão Pires iniciou convênio com a empresa Tubos Ipiranga com objetivo de reutilizar água para a limpeza da cidade. O acordo estava em andamento desde novembro de 2014, esperando apenas a aprovação dos processos jurídicos e químicos. O projeto utiliza 13 mil litros de água de reuso produzida e distribuída pela empresa todos os dias, que não se destina ao consumo humano, mas a diversas aplicações industriais.
A água de reuso é proveniente do esgoto tratado e pode ser utilizado para a geração de energia, resfriamento de equipamentos, limpeza de ruas, praças e vários outros processos industriais.
A SEMA conta com um caminhão específico para o carregamento de reuso com capacidade para nove mil litros de fluidos, que faz diariamente a limpeza da Vila do Doce e áreas de feiras-livres. A limpeza da Vila do Doce é realizada toda semana as segundas e sextas-feiras no período da manha, além disso, conforme o resultado do seu PH a água pode ser usada para regar as plantas do centro da cidade.
Segundo as informações da Secretaria de Meio Ambiente, esse projeto só tende a trazer benefícios à cidade, gerando uma economia de R$ 30 mil por mês para Prefeitura. O reuso gera economia de recursos hídricos e preservação do meio ambiente, já que cada litro de água reutilizado corresponde a um litro de água disponível para o abastecimento público, ajudando assim a Prefeitura, os comércios e indústrias a reduzir seus custos.
A Municipalidade pretende incentivar a Lei da Água de Reuso. O projeto será realizado durante um ano com os comerciantes da cidade para que haja uma adaptação e conscientização junto com a construção de um sistema de micro estação de tratamento de água na cidade, a intenção é captar e gerar mais água de reuso para Ribeirão Pires. “A Secretaria está entrando em contato com outras empresas da cidade e cuidando de toda parte jurídica para que a Ribeirão Pires se torne independente no quesito água de reuso”, afirma o Secretario de Meio Ambiente, Gerson dos Santos Goulart.