Em 2014 Ribeirão Pires conseguiu melhorar seu índice dentro do Programa Município Verde Azul, ranking que avalia cidades por sua eficiência na Gestão Ambiental, por meio de ações ambientais como: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. “A Cidade vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses várias ações ambientais para o Programa Município Verde Azul”, comentou o Secretário Gerson Goulart, o Gelão.
Segundo a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), em 2013, Ribeirão Pires se encontrava em 313º lugar no ranking do programa com 43,30 pontos. Hoje a situação é outra e com 61,30 pontos a cidade foi para a posição 236. Um salto de 77 posições graças a projetos como “Este livro é nosso”, uma ação sustentável no qual foram instaladas em quatro pontos da Prefeitura estantes feitas de caixotes de feira. O objetivo é a disponibilidade de o cidadão pegar um livro que esteja na prateleira e poder levá-lo pra casa e depois poder devolver ou trazer outro. Este é um incentivo para que as pessoas não joguem fora os livros que estão em casa e assim outras pessoas possam ter a oportunidade de lê-los.
Este avanço, de acordo com a Pasta, advém de esforços da equipe montada por Gelão que, em apenas sete meses, desenvolveu projetos, programas e ações de incentivo e educação ambiental na cidade.
“Nosso objetivo para 2015 é alavancar na pontuação, pois temos muitos projetos prontos para serem colocados em prática. Pretendemos também ficar entre os quatro primeiros municípios que melhor se destacarem, pois há uma premiação para o município melhor colocado em cada uma das 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI´s do Estado”, relata.