SEMA destaca evolução ecológica em Ribeirão Pires

Em 2014 Ribeirão Pires conseguiu melhorar seu índice dentro do Programa Município Verde Azul, ranking que avalia cidades por sua eficiência na Gestão Ambiental, por meio de ações ambientais como: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. “A Cidade vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses várias ações ambientais para o Programa Município Verde Azul”, comentou o Secretário Gerson Goulart, o Gelão.

Segundo a SEMA (Secretaria de Meio Ambiente), em 2013, Ribeirão Pires se encontrava em 313º lugar no ranking do programa com 43,30 pontos. Hoje a situação é outra e com 61,30 pontos a cidade foi para a posição 236. Um salto de 77 posições graças a projetos como “Este livro é nosso”, uma ação sustentável no qual foram instaladas em quatro pontos da Prefeitura estantes feitas de caixotes de feira. O objetivo é a disponibilidade de o cidadão pegar um livro que esteja na prateleira e poder levá-lo pra casa e depois poder devolver ou trazer outro. Este é um incentivo para que as pessoas não joguem fora os livros que estão em casa e assim outras pessoas possam ter a oportunidade de lê-los.

 

Gelão diz que em 2015 tem muitos projetos a serem executados

Gelão diz que em 2015 tem muitos projetos a serem executados

Este avanço, de acordo com a Pasta, advém de esforços da equipe montada por  Gelão que, em apenas sete meses, desenvolveu projetos, programas e ações de incentivo e educação ambiental na cidade.

“Nosso objetivo para 2015 é alavancar na pontuação, pois temos muitos projetos prontos para serem colocados em prática. Pretendemos também ficar entre os quatro primeiros municípios que melhor se destacarem, pois há uma premiação para o município melhor colocado em cada uma das 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI´s do Estado”, relata.

 

 

 

Compartilhe

Comente

Leia também