Sem médicos, UPA Santa Luzia tem atendimento interrompido e deixa pacientes revoltados

Falência. Essa é a palavra que melhor define o que está acontecendo com a gestão de Ribeirão Pires. Sem dinheiro, a Prefeitura decidiu fazer cortes drásticos e o mais novo setor “vítima” da gestão Saulo Benevides (PMDB) foi o atendimento à Saúde.

Quadro da UPA mostra ausência de médicos para atendimento

Quadro da UPA mostra ausência de médicos para atendimento as 14 horas desta sexta (07)

A reportagem do Mais Notícias esteve na UPA Santa Luzia na tarde desta sexta-feira (07) e presenciou um cenário impressionante. Nenhum médico e funcionários (administrativos e enfermagem) que, além de atônitos com o que estava acontecendo, estavam preocupados com os 12 pacientes que estavam lá. Alguns deles, que terão suas identidades preservadas, nos relataram o estarrecedor cenário.

“Segunda foi o último dia em que as coisas funcionaram normalmente. De terça para cá, começou a faltar pessoal”, afirmou um deles. De fato, o quadro de médicos estava vazio. Na enfermagem, nos deparamos com uma profissional quase às lágrimas: “temos pacientes aqui que estão ficando desamparados. Não temos mais o que dizer”.

Durante a visita, chegaram alguns pacientes que eram orientados a procurar atendimento nas UBS, em Mauá ou Rio Grande da Serra. Revoltado, um deles cobrou medidas drásticas: “esse Saulo (Benevides) tinha que ser preso. É uma vergonha! Olha o que ele está fazendo com a população. É falta de vergonha na cara!” (sic).

Quando saíamos da UPA, chegou a nosso conhecimento que a única médica que estava trabalhando no plantão (além do seu horário e no limite do esgotamento físico) foi à Delegacia de Polícia registrar um Boletim de Ocorrência, informando que teria que deixar o posto e não havia médicos na UPA para substitui-la – fato esse que confirmamos no local. Questionada, a profissional lamentou e disse esperar que, ao menos, os pacientes fossem removidos para receber atendimento adequado.

O vereador Renato Foresto (PT), esteve na UPA e constatou a situação dramática. Em contato com nossa reportagem, informou que se dirigiu ao Ministério Público para denunciar o fato e também iria cobrar uma providência imediata por parte da Prefeitura de Ribeirão Pires. Vale ressaltar que, desde a última quarta-feira (05), circula a informação – ainda não confirmada – de que a UPA seria fechada como uma medida de contenção de gastos.

Entramos em contato com a Prefeitura de Ribeirão Pires que nos informou que uma reunião de emergência foi convocada para resolver a questão.

Compartilhe

Comente

Leia também