Segurança no Trânsito é tema de reunião da Comissão de Proteção Escolar em Ribeirão

Ação é realizada pela Câmara Municipal da Estância e tem como foco identificar demandas e promover políticas públicas de fortalecimento da segurança em unidades escolares da cidade

Nesta terça-feira (27), a Comissão Especial de Proteção Escolar (CEPE) realizou o quarto encontro com foco nas ações de segurança no trânsito, promovidas pela municipalidade. Desta vez, participou da sabatina o diretor de mobilidade da Secretaria Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, tenente Marcos Franco; e o coordenador de educação para o trânsito, Fabio Bertrand.

O encontro, presidido pelo vereador Diogo Manera, também contou com a presença dos vereadores Sargento Alan (relator) e Anderson Benevides (membro). A quarta reunião abordou as principais ações da mobilidade urbana da cidade como CIMOB – Circuito Itinerante de Mobilidade e Educação no Trânsito, realizadas para garantir a segurança e educação de pedestres e motoristas.

“O CIMOB possui 130 metros quadrados, em três formatos diferentes, que se adequam em diversos tamanhos para contemplar os espaços de cada escola. Já circulamos com a ação em todas as 33 unidades escolares do município”, explica Bertrand. “O Educação no Trânsito trabalha as normas de forma lúdica com alunos do ensino fundamental I. Ao final, os estudantes são certificados e contribuem para a conscientização dos adultos”, concluiu.

Segundo Franco, atualmente a equipe tem como meta ações educativas. “Queremos mostrar que o Trânsito não é um setor punitivo, nós também temos como missão promover ações educativas e preventivas. E esse é o nosso foco, educar as crianças, que são nossos futuros motoristas, e com os adultos promover bloqueios pela cidade, com foco na redução de acidentes viários”, afirmou o diretor.

Outra ação promovida é a presença do departamento nos horários de entrada e saída dos estudantes. “É nítida a sensação de segurança que encontramos na porta das escolas e essa ação vai ao encontro da proposta desta comissão, além de ser um importante apoio à Educação”, afirmou o presidente da sessão, vereador Diogo Manera.

A CEPE tem por objetivo promover ações que auxiliem na atuação e integração dos órgãos municipais no fortalecimento e fiscalização da rede proteção aos estudantes e toda comunidade escolar, tanto da rede municipal quanto das redes estadual e particular de ensino. Após o término do calendário de atividades da comissão, será realizado um diagnóstico das redes de educação da cidade a ser entregue às autoridades municipais, estaduais, entre outros.

Comissão de Proteção Escolar realizou o quarto encontro nesta quarta-feira (27) e discutiu ações de segurança viária em escolas do município

Compartilhe

Comente

Leia também