Segundo especialistas, Teleférico é o maior projeto turístico do ABC

O Projeto Cidade Encantada pretende transformar a realidade da Estância Turística de Ribeirão Pires. Com sistema de gôndolas, muito semelhante ao que foi instalado no Santuário Nacional de Aparecida do Norte, o Teleférico de Ribeirão Pires terá finalidade turística, atraindo pessoas de todas as partes para conferir a paisagem que a cidade oferece. O equipamento interligará o Complexo Ayrton Senna com o Mirante Santo Antônio e o Parque Milton Marinho de Moraes.

Animação simula como deverá ser o teleférico ribeirãopirense

Animação simula como deverá ser o teleférico ribeirãopirense

A estação intermediária no Mirante Santo Antônio, além de proporcionar a vista deslumbrante de 270 graus de toda a cidade, inclusive da Represa Billings ao longe, interligará atrações como a exposição de arte sacra na escadaria do morro – que retrará as 15 estações da Via Crucix, arte elaborada em cerâmica por artista da cidade. Outra novidade é a construção, integrada à estação Santo Antonio, de um Café Panorâmico estilizado, com vistas para a represa e o restante da cidade, onde os visitantes poderão apreciar a paisagem, saboreando gastronomia diferenciada.

Depois desta parada, o Teleférico continuará o trajeto pelos mais 1,8 quilômetro, sobrevoando o Parque Ecológico Linear com uma área de mais de 800.000 m², por cima de mata atlântica, até atingir o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, onde os visitantes poderão conhecer o Parque Temático Automotivo, em que será retratada a história deste setor que legitimamente representa o verdadeiro DNA da Região do Grande ABC. O local será composto por um Museu do Carro, restaurante, cinema tridimensional e outras atrações lúdicas promovendo diversão, cultura e informação.

Outra potencialidade deste projeto é a conexão com o turismo náutico. A partir do parque será instalado pier que conectará os visitantes por barco com um Templo Messiânico, chamado Torre de Miroku, que é a única reprodução em tamanho natural fora do oriente de um monumento localizado em Nara (Japão), além de interligar os demais parques e equipamentos náuticos do Grande ABC, como o Parque Estoril de São Bernardo do Campo.

A cidade já foi presenteada com recursos de emendas parlamentares. Agora, o projeto em fase final de preparação, passará para a execução. Nesta semana, o prefeito Saulo Benevides analisou parte do projeto, além de conversar sobre definição de estilo e arquitetura. “É um projeto ambicioso na área do Turismo e exige ousadia, mas de forma direcionada e bem planejada. A ideia é que, já em 2015, o teleférico seja uma realidade para nossa cidade”, afirmou Saulo.

O novo elemento turístico se destaca em avanço tecnológico, segurança e impacto nulo ao meio ambiente. Com design e estilo inovador, serão usadas cabines de transporte que comportam até seis pessoas.  O Teleférico será mais um elemento turístico a somar aos demais já existentes na cidade: as capelas Santo Antônio e Pilar, a Pedra do Elefante, o Mirante São José, os parques Pérola da Serra e Milton de Moraes, as diversas trilhas, a represa e a Vila do Doce, que receberão ainda mais destaque com esse novo atrativo.

Compartilhe

Comente

Leia também