Secretário Sousa destaque educação no trânsito e orientação em 500 dias de gestão

“Quando cheguei aqui, encontrei o Departamento destruído”. Assim começou a entrevista com o Secretário de Transporte e Trânsito, falando a respeito não somente da parte física da Secretaria, mas também quanto aos funcionários. “Estavam todos desmotivados, sem o devido reconhecimento pelo seu trabalho. Encontrei uma Secretaria sucateada, onde não havia histórico de nada, não havia gráficos, estatísticas, sem controle de nada. Começamos do zero”, enfatiza o Secretário. Além desses problemas, o responsável pela Pasta diz que a frota de veículos estava deteriorada e muitos materiais precisaram ser restaurados e hoje, a Secretaria está totalmente estruturada e com um ambiente de trabalho diferente, de acordo com Sousa.

Brincando, crianças aprendem sobre o trânsito em minicircuitos

Brincando, crianças aprendem sobre o trânsito em minicircuitos

“Para que você tenha uma ideia hoje enfatizamos tanto o trabalho dos nossos funcionários que temos a eleição dos funcionários do mês. Elegemos dois funcionários por mês e destacamos o desempenho deles”, enfatizou o Secretário.

Projetos e “Industria da Multa”

A Educação no Trânsito é um dos principais objetivos deste secretariado, conforme comenta o Secretário. “Estamos com alguns planos para melhorar a educação no trânsito, até mesmo um cão, um labrador nós estamos utilizando para auxiliar na orientação dos nossos motoristas”, disse. Aliás, orientação é apalavra de ordem dentro da Secretaria de Transportes e Trânsito. O Secretário Sousa enfatiza que todos os agentes receberam ordens de orientar ao invés de multar, já que a Pasta ficou conhecida como a “Indústria da Multa”. “As pessoas não entendem que só há multas por que há infrações. Um exemplo disso é o cidadão que ocupa a vaga de cadeirante ou idoso, que são exclusivas, e insistem em permanecer mesmo após a orientação dos agentes. Eu mesmo já autuei o motorista de uma Van escolar que parou em vaga para idoso enquanto a esposa foi comprar carne no açougue. Aí não tem como não ser autuado”, detalhou o Secretário que comemorou os números de sua gestão.

Desde o momento em que Sousa assumiu a Secretaria, os números com relação à autuações, segundo ele, são satisfatórios. Por exemplo, em um ano os agentes realizaram 11.524 autuações e 28.413 orientações, além de 83.990 travessias de pedestres. “Existe um funcionário aqui, que na gestão anterior realizava sozinho cerca de 1.300 autuações por mês. Se você fizer a conta, vai ver que somando aos outros funcionários, que tinham médias parecidas, em um ano temos muito menos autuações sendo efetuadas hoje”, comemora.

Outro tipo de projeto destacado pelo Secretário é com relação aos minicircuitos que a Secretaria pretende instalar nos bairros da cidade, como foi feito no centro da cidade, ao lado do Banco Brasil na Rua Felipe Sabag. “As crianças dos bairros poderão aprender brincando e desde cedo ter a consciência do certo e do errado no trânsito”, finaliza o Secretário.

Compartilhe

Comente

Leia também