Secretaria de Zeladoria e Manutenção limpa 8 quilômetros de rios em fevereiro

Desassoreamento serve para manter os cursos d´água com boa fluidez, evitando acúmulo de água

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Zeladoria e Manutenção Urbana, realizou o desassoreamento de oito quilômetros de rios e córregos em todo município, somente no mês de fevereiro. O montante equivale a quase 300 metros de cursos d’água que foram limpos por dia, desde o início do mês.

Ao todo, oito bairros da Estância receberam o serviço de limpeza de córregos. As ações foram realizadas em 12 rios durante o período. O principal córrego da cidade, o Ribeirão Grande, que passa no meio da Avenida Prefeito Valdírio Prisco, foi um do que recebeu desassoreamento.

As ações de limpeza de rios e córregos servem para manter os cursos d´água com boa fluidez, retirando entulhos e imperfeições que possam causar acúmulo de água. O desassoreamento é acompanhado de capinação e de compactação das margens dos rios. Em 2023, os profissionais da Prefeitura limparam mais de 75 quilômetros de margens de ribeirões.

O desassoreamento de córregos é intensificado durante o período de fortes chuvas, que ocorrem durante os meses de dezembro e março. Nesta época, além da limpeza dos rios, a equipe da Zeladoria também corta o mato nas margens e retiram entulhos dos cursos d’água.

Somente no mês de janeiro deste ano, a equipe de limpeza de córregos realizou o desassoreamento de pouco mais de seis quilômetros de rios da cidade.

Equipe da Zeladoria utiliza maquinário específico para realizar limpeza de rios

Foram quase 300 metros por dia de córregos limpos, somente no mês de fevereiro

Compartilhe

Comente

Leia também