A dengue é uma doença que sempre tem preocupado as autoridades em todas as cidades do Brasil. Até mesmo devido à falta de interesse por parte da população que ainda insiste em deixar que o mosquito da dengue, o Aedes Aegypti, se propague espalhando o vírus.
Em Ribeirão Pires não é diferente, e pensando nisso, o Centro de Zoonoses da cidade realizou juntamente com a Secretaria de Saúde e Higiene diversos mutirões para conscientizar a população, inclusive durante as comemorações dos 300 anos da Capela do Pilar. Lá, funcionários esclareceram aos presentes todas as dúvidas pertinentes ao assunto.
Entretanto, a cidade já tem vários casos de suspeita de dengue. De janeiro de 2013 até dezembro do mesmo ano, foram registrados 77 casos suspeitos, sendo que 20 foram confirmados.
Colocando os dados de 2014 à mostra, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires apontou que de janeiro deste ano até abril de 2014, 21 notificações de suspeita de dengue foram registradas, sendo que são três positivos; um deles não contraído na cidade e outros dois importados, ou seja, moradores de outras cidades que vieram fazer o tratamento em Ribeirão Pires, além de três negativos e um que ainda está sob investigação.
ERRADICAÇÃO
Em todos os países da Europa, Estados Unidos, Canadá e parte da Ásia, a dengue já é tratada como uma doença erradicada, ou seja, um mal que já está controlado, mas no Brasil ainda há casos mais graves da doença, como a dengue hemorrágica.