Relatório aponta conformidade com os requisitos técnicos
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, divulgou o relatório com o resultado das amostras de água de abastecimento público coletadas durante o mês de janeiro na cidade. Foram analisadas 12 amostras de 10 bairros, indicando conformidade da água de acordo com requisitos técnicos.
O monitoramento da qualidade da água faz parte do Programa Nacional (VIGIAGUA), na qual são analisados os parâmetros de Cloro Residual Livre, Fluoreto, Coliformes Totais e Escherichia Coli, esses dois últimos devem estar ausentes das amostras para que elas sejam qualificadas como potáveis.
Para o biólogo e coordenador do PROAGUA, Vagner Fabiano, esse trabalho é fundamental para que os munícipes saibam a procedência da água que está chegando em suas casas. “Em 2023 nosso objetivo é tentar ampliar nossas atividades para vilas mais distantes e fazer com que os munícipes procurem se informar sobre a qualidade da água da nossa cidade”, explicou.
Em janeiro as amostras foram coletadas na Vila Gomes, Planalto Bela Vista, Jardim Itacolomy, Centro, Colônia, Santa Luzia, Vila Belmiro, Vila Rica, Vila Bonita e Vila Caiçara.
Foram realizados coletas em 10 bairros e todas as amostras tiveram conformidade de acordo com os requisitos técnicos