Obra do viaduto, orçado em mais de R$ 50 mi, é o maior projeto de infraestrutura da história de Ribeirão Pires
A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Obras, está resgatando projeto de do viaduto de transposição da via férrea, que ligará o Centro ao Centro Alto da cidade, e adequação viária do entorno. A obra orçada em mais de R$ 50 milhões não teve sequência nas duas últimas gestões municipais.
Atualmente a cidade é dividida pela ferrovia e conta com apenas duas travessias nos extremos da área central: ponte da Vila Ema, na altura da entrada do Bairro Vila Gomes, e outra, que passa por baixo da linha férrea, localizada na avenida Kaethe Richers, sentido Rio Grande da Serra. O viaduto vai conectar as avenidas Santo André e Humberto de Campos com as avenidas Capitão José Gallo e Prefeito Valdírio Prisco, sobrepondo a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Na última semana, o secretário de Obras de Ribeirão Pires, Gabriel Maranhão, já conseguiu um passo importante: o aval da Companhia para a execução da obra. “Estamos seguindo as diretrizes do prefeito Clóvis Volpi, efetuando um pente fino em todas as obras paradas. Agora, no caso do viaduto, o próximo passo é viabilizar o projeto junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional”, completou.
O projeto possui extensão aproximada de 2,7 mil metros. É constituído por alguns elementos como: obras de adequações nas vias e viário novo, ciclovia, muro de contenção, ponte estaiada e viaduto.