Secretaria de Educação e Cultura dá início ao uso Lego Braille Bricks aos alunos com deficiência visual

Cinco alunos já começaram o aprendizado Lego Bricks Brasil

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires inicia nesse mês de junho o ensino do método Lego Braille Bricks Brasil as pessoas com deficiência visual a aprenderem a ler e escrever através do sistema Braille. Com cinco matriculados, a Secretaria de Educação disponibilizou uma sala em suas dependências para o curso gratuito, disponível a todos que queiram conhecer o método.

O Lego Bricks Brasil é uma metodologia que ensina o Braille com recurso no processo de alfabetização, inclusão social e lazer a todos com ou sem deficiência visual. As peças representam o alfabeto Braille e a respectiva (letra/número) impressa em peças Lego, estimulam a percepção tátil.

A orientadora educacional, Camila Cristine de Lima relata que hoje, (07), foi realizada a primeira aula utilizando esse recurso pedagógico. As pessoas com deficiência visual que tenham interesse em participar do curso, deverão comparecer a Secretaria de Educação e Cultura para efetuarem a matrícula no curso destinado a esse público específico.

O professor e transcritor em Braille, José Nilton Barbosa Meira, que tem deficiência visual, conta que o projeto em si é muito válido, pois passa o conhecimento da escrita e leitura para aqueles que perderam a visão na fase adulta e que apesar da evolução tecnológica com leitores de tela para computadores e celulares, o método é imprescindível.

“Hoje em dia as embalagens de medicamentos vêm escritas também em Braille para facilitar nossa vida. Manuseando a embalagem você já identifica o remédio que irá utilizar. O Lego é um material inclusivo aqueles que enxergam ou não, onde ambos, podem atuar juntos para fazerem atividades escolares”, disse José Nilton.

Compartilhe

Comente

Leia também