Na última terça-feira (6), em cerimônia realizada na UPA Santa Luzia, foi inaugurado o Centro de Diagnóstico por Imagem e, consequentemente, iniciado o funcionamento do Tomógrafo que atenderá prioritariamente a casos de urgência e emergência.
Este é um dos principais investimentos da Administração no setor da Saúde. No final de 2013, por meio de verba enviada por indicação do Deputado Federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT) no valor de R$ 800 mil, foi realizada a compra do aparelho, novidade no município. Em seu discurso, o prefeito afirmou que Ribeirão Pires “nunca teve um aparelho deste porte”, o que obrigava os munícipes a se deslocar a hospitais de referência da região do Grande ABC para a realização dos exames. “Este é um ganho inestimável no setor da Saúde”, completou.
Saulo complementa ainda que o equipamento atenderá a munícipes de outras regiões: “Mesmo com a restrição, a UPA atende a pacientes de Mauá, Rio Grande da Serra e Suzano que totalizam 30% da demanda de atendimento à população”.
Segundo o secretário de Saúde, José Carlos de Jesus da Silva, a Secretaria de Saúde e Higiene está “construindo um novo modelo de saúde para oferecer aos munícipes maior qualidade no diagnóstico, que poderá ser acessado via internet, e análises clínicas sem procedimento cirúrgico”, explica o secretário.
Funcionamento – Em tempo que varia entre 7 e 30 minutos de exame, o aparelho computadorizado com tecnologia de ponta entrou em funcionamento após a conclusão de adaptações da sala com plataformas para instalação, rede de energia elétrica, ar condicionado e outros requisitos solicitados pela fabricante, a japonesa Toshiba. Além do tomógrafo, a Prefeitura investiu também em médicos especializados e técnicos, todos habilitados para operar o equipamento.