A cidade de Ribeirão Pires está muito perto de realizar um antigo sonho: a ligação entre as partes alta e baixa da cidade, inexistente desde que a passagem de nível localizada na estação de trens foi desativada para a passagem de carros há mais de três décadas.
Para isso, serão usados recursos federais da primeira etapa do PAC Mobilidade, programa que já havia destinado R$ 793 milhões em agosto, em evento que contou com a presença da presidente da república Dilma Rousseff. Serão mais R$ 127,1 milhões, R$ 73,2 milhões deles para Ribeirão Pires, destinados a obras nas Avenidas Humberto de Campos e Santo André, corredor da Av. Francisco Monteiro e uma ligação da Avenida Prefeito Valdírio Prisco (antiga Avenida Brasil) com a Humberto de Campos, que enfim irá unir os dois lados da cidade.
Falando especificamente do viaduto, serão R$ 58 milhões empenhados para esta obra que permitirá a transposição de veículos sobre a via férrea sem a necessidade de ir aos extremos da cidade, como é feito hoje, o que acaba por, de certa forma, isolar o Centro Alto do Centro Baixo. Segundo a Prefeitura, a obra possibilitará a economia de 1.400 metros por viagem de ônibus, um total de 481,6 quilômetros por dia, e redução do tempo de deslocamento para acesso à área central, Rede Ferroviária (CPTM) e Terminal Rodoviário.
“Desde 1976, quando foi elaborada a Lei do Sistema Viário de Ribeirão, se fala deste viaduto. Nós conseguimos o que muitos tentaram e não conseguiram, graças ao empenho e ao trabalho desenvolvido desde novembro de 2012, assim que vencemos a eleição. Quando o Consórcio (Intermunicipal do ABC) anunciou recursos para a cidade e disseram que Ribeirão perdeu verba por não possuir projetos, ai está à resposta. A mentira nunca vai vencer a verdade”, disse o prefeito Saulo Benevides.
Além do viaduto, serão realizados serviços de adequação do sistema viário, sinalização vertical e horizontal, reformulação do viário junto às avenidas Prefeito Valdírio Prisco e Humberto de Campos e adequação e a padronização de passeios, que inclui acessibilidade, mobiliário, sinalização e iluminação. As avenidas Humberto de Campos e Santo André ainda receberão outros R$ 41 milhões em intervenções. Está prevista para uma segunda fase, a ampliação da Avenida Brasil até a UPA, na Santa Luzia, e, posteriormente, com novos recursos, até a Estrada de Sapopemba.
“Estamos preparando a cidade para o desenvolvimento econômico. Estamos atraindo empresas, gerando empregos e, ao contrário do que possam imaginar, preservando o meio ambiente. Vamos trazer desenvolvimento, mas com qualidade de vida”, disse Saulo.