Saúde de Ribeirão Pires recebe prêmio por atuação no combate à transmissão vertical de HIV

Equipe do SAE alcançou indicadores de controle e eliminação da doença

A equipe do SAE (Serviço de Atenção Especializada) ligada à Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, foi condecorada nesta segunda-feira, dia 5, com o prêmio Luiza Matilda, do Programa Estadual IST Aids São Paulo, por atingir indicadores de redução e/ou eliminação da transmissão vertical da doença.

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação. “Esse reconhecimento mostra que estamos tendo atenção máxima aos protocolos e que estamos no caminho certo”, celebrou a coordenadora do SAE, Nanci Garrido.

Sobre os cuidados com casos de mães soropositivas, Nanci alerta para a necessidade de atenção máxima à gestação. “É imprescindível que a gestante faça o pré-natal e os exames de HIV nos três trimestres e na hora do parto. Com diagnóstico precoce é possível evitar a transmissão da doença da mãe para o bebê”, observou.

Dos 645 municípios do estado de são Paulo, Ribeirão Pires ficou entre as 73 cidades que receberam a condecoração. O evento aconteceu no anfiteatro do Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital.

Nanci Garrido, coordenadora do SAE, recebeu a condecoração pessoalmente

Compartilhe

Comente

Leia também