Recanto Pé Preto e E.E. Ana Lacivita do Amaral receberam as atividades
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do SAE – Serviço de Atenção Especializada – segue reforçando as ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Nesta semana, ações externas foram realizadas na Escola Estadual Ana Lacivita do Amaral e no Recanto Pé Preto (ONG de reabilitação de dependentes químicos).
Na E.E. Ana Lacivita do Amaral, a atividade realizada foi uma palestra, comandada pelo enfermeiro Gilberto Ribeiro, da Unidade de Saúde da Família da Vila Sueli. Na oportunidade, o profissional abordou a higiene do corpo, autocuidado e hábitos diários. “Falamos com os alunos e ressaltamos a importância de manter a saúde para o bem estar. Além disso, tratamos também sobre a importância de se manter a vacinação em dia”, destacou Gilberto.
Ainda na palestra, foi pautada o papel das Unidades de Saúde na prevenção às IST’s, bem como sendo um local para a realização de testes rápidos.
No Recanto Pé Preto, a atividade contou com uma triagem dos pacientes e a realização dos testes rápidos. Nanci Garrido, coordenadora do SAE, ressaltou a importância da testagem. “Se você tem uma vida sexual e não usa com regularidade o preservativo, é importante que seja realizado o teste rápido pelo menos duas vezes ao ano”, recomendou.
Tanto o SAE, quanto às Unidades Básicas de Saúde, disponibilizam os testes rápidos para diagnósticos de HIV, Sífilis e Hepatites, de forma segura e sigilosa. Para a realização, é necessário comparecer a uma das Unidades de Saúde, de segunda à sexta, das 7h às 17h. Já o SAE está localizado na Avenida Francisco Monteiro, 205.