Saúde de Ribeirão Pires orienta enfermeiros para realização do teste de Covid-19

Diretriz estabelece protocolo para realização do procedimento

Com a disponibilização de testes de Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Pires, o departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde estabeleceu um protocolo de atendimento e realizou a capacitação dos enfermeiros para a realização da testagem da população. A atividade aconteceu na sede da secretaria, com representantes de todas as Unidades.

O protocolo determina que o teste deve ser realizado somente pela equipe de enfermagem da Unidade, após triagem do paciente e definição do estado clínico de Síndrome Gripal; em caso positivo o paciente deve ser encaminhado para o médico para avaliação e conduta; e não será realizada a testagem em pacientes assintomáticos e contatos de casos positivos.

Para a diretora de Vigilância à Saúde do Município, Patrícia Bezerra, é importante que os critérios de testagem sejam esclarecidos à população. “Além de uma maior organização dos fluxos dentro das unidades, o paciente só vai procurar o teste se realmente estiver com os sintomas”, destacou.

Ribeirão Pires passou a disponibilizar o teste rápido de antígeno para diagnóstico de Covid-19 na semana passada em todas as Unidades de Saúde com o objetivo de diminuir o grande fluxo de atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia.

Compartilhe

Comente

Leia também