Saúde de Ribeirão Pires monitora qualidade da água nas escolas

Ação tem como objetivo garantir a qualidade e evitar surtos de doenças

A Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, através do Departamento de Vigilância Ambiental, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 6, a inspeção da qualidade e potabilidade da água em cinco escolas da Estância. A ação faz parte do cronograma do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano (VIGIAGUA).

Foram averiguadas as escolas municipais Edir Maria de Oliveira, Sebastião Vayego, Sílvio Roberto Grecco e as estaduais Antônio de Pádua Paschoal e João Gaudêncio Mainine. As amostras de água coletadas serão encaminhadas ao centro de laboratório regional de Santo André (Instituto Adolfo Lutz), para análise dos parâmetros de cor aparente, turbidez, além do fluoreto e coliformes (bactérias). Já as medições de temperatura, pH e cloro residual, foram realizadas durante a inspeção. O boletim informativo com o resultado das análises fica pronto no período de sete a 10 dias.

“A inspeção da qualidade de água é fundamental para ter ciência de que aquilo que estamos ingerindo está nas condições adequadas, nos parâmetros de potabilidade. Quando monitoramos as escolas, estamos realizando um trabalho preventivo, a fim de evitar surtos e doenças que podem ser transmitidas pela água”, explicou a Autoridade Sanitária da Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, Marcela Santos.

Compartilhe

Comente

Leia também