A água distribuída na cidade atendeu os parâmetros de qualidade por nove meses do ano passado
A Secretária de Saúde de Ribeirão Pires divulgou nesta terça-feira, dia 3, o relatório do projeto PROAGUA, que monitora a qualidade do consumo da água distribuída na cidade. Durante todo o ano de 2022, foram realizados monitoramentos da água fornecida pelo Sistema de Abastecimento (SAA/ Sabesp) e também coletas e análises semanais pela Soluções Alternativas de Abastecimento de Água. Além disso, foi avaliado o controle de consumo humano, realizado pela Sabesp, por meio da Vigilância de Qualidade de Água para Consumo Humano (SISAGUA), do Ministério da Saúde.
Mensalmente, foram coletadas 20 amostras de água em pontos distribuídos pelo município de Ribeirão Pires. Com as coletas, as amostras foram levadas para o Centro de Laboratório Regional de Santo André (Instituto Adolfo Luiz) para analisar os seguintes parâmetros da água: cor aparente, turbidez, fluoreto, coliformes totais e Escherichia Coli. Algumas medições como temperatura, pH e cloro residual livre foram feitas durante as coletas. Ao total, foram realizadas 183 amostras de água, coletadas em 58 pontos espalhados por todos os bairros de Ribeirão Pires.
Em 12 meses de análise, a qualidade da água teve resultado satisfatório de 100% em nove meses. Já em fevereiro, maio e agosto os resultados das amostras tiveram um resultado de desacordo com os parâmetros.
Em relação aos parâmetros individuais, todos tiveram valores acima de 95%. Além disso, vale ressaltar que os valores de desacordo informado no gráfico não causam nenhum risco à saúde humana. Segundo a SABESP, pequenas variações dos parâmetros podem ocorrer ao longo do sistema de distribuição e as variações atípicas detectadas pela atividade de controle da SAA ou informadas pelo Departamento de Vigilância à Saúde do município são averiguadas imediatamente e ações corretivas são tomadas, quando necessário.
O biólogo e coordenador do PROAGUA, Vagner Fabiano, falou da importância do trabalho realizado e detalhou as metas para esse ano. “Em 2023 nossa intenção é tentar ampliar esse trabalho para as vilas mais distantes e fazer com que as pessoas saibam ou procurem saber mais sobre esse trabalho de monitoramento realizado pelo departamento de vigilância à saúde da cidade. É motivo de satisfação contribuir como um agente que monitora a qualidade da água que está sendo distribuída para o município”, explicou.
Água distribuída pela SABESP em Ribeirão Pires teve parâmetros satisfatório em noves meses de 2022